Compartilhe com sua comunidades

Oficina mostra poder do design para empresas do vestuário

Oficina em Maringá mostra poder do design para empresas do vestuário

 

 

 

 

Design para micro e pequenas empresas do setor do vestuário faturarem mais. Com essa filosofia, o Sebrae/PR realiza em Maringá nesta quinta-feira, dia 29, a oficina "Gol do Brasil – Produtos com Qualidade Internacional e Design Contemporâneo – Lifestyle Brasileiro", para empresários do setor.

 

A ideia é ajudar as micro e pequenas empresas de têxteis e confecções da região noroeste a inovarem, diante de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil, assim como buscarem diferenciais de mercado para a conquista de novos mercados.

 

A oficina, conduzida por Luciane e André Robic, do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), vai das 8h30 às 19h30, no escritório regional do Sebrae/PR, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, em Maringá. O evento é uma das ações do Programa Sebrae 2014, para orientar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas de olho em oportunidades de negócios antes, durante e depois do Mundial.

 

Carla Werkhauser, coordenadora estadual do Vestuário do Sebrae/PR, explica que a oficina de design tem como foco disseminar conceitos sobre brasilidade e suas vantagens. “Queremos que os empresários passem para seus produtos a brasilidade, mas fugindo sempre do óbvio, que é o verde e o amarelo."

 

Luciane Robic, especialista em marca e varejo de moda, diz que o conceito de brasilidade é mais comum em áreas ligadas ao design, arte e estética. “Cada região tem suas fortes características e dentro delas há vários recursos que podem ser trabalhados”, explica.

 

Sabendo do potencial existente na diversidade cultural, cabe aos empresários a sensibilidade para identificar bons produtos e serviços que possam ser usados como estratégia de conquista de mercado. A diretora de Marketing do IBModa diz que um dos segredos está em saber identificar quais são os produtos que mostram a personalidade de um povo e interpretar o que as pessoas desejam comprar e usar. “Hoje vemos que as pessoas não querem mais as pequenas lembranças de viagem, como camisetas e fitinhas. Elas querem produtos que possam realmente fazer parte do seu guarda-roupa e de seu dia a dia”, explica.

 

“Mais que fechar negócios, a expectativa é que as micro e pequenas empresas do setor aproveitem a oportunidade para aprender como fazer. Eventos como a Copa do Mundo são um boa ‘escola’ para os pequenos negócios ganharem mercado”, complementa Carla Werkhauser. “Por isso é tão importante investir em diferenciais, como o design, e torná-los a ‘marca registrada’ de produtos e serviços que despertarão o interesse do mercado consumidor, independentemente se estimulado ou não por eventos de grande porte.”

 

A oficina “Gol do Brasil” apresentará aos empresários de Maringá o valor do design brasileiro e paranaense e como esses elementos se transformam em produtos inovadores, com maior rentabilidade e potencial de venda. Questões, como Marca Brasil e inovações em têxteis e confecções para moda, entrarão em pauta, durante a oficina.

 

Assim como temas correlatos como aspectos do Design Contemporâneo, semiótica da Marca Brasil, aplicação da Marca Brasil ao Design Contemporâneo, mercado e consumo de produtos relacionados à Copa, principais categorias de produto, o Design da Moda em produtos da Copa, qualidade internacional em têxteis e confecções.

 

Para o consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, a capacitação é importante porque trabalhará questões de desenvolvimento de produto e auxiliará o empresário e estilista a analisar e identificar qual é o público-alvo que tem trabalhado. “A partir disso, será estimulada a criação de produtos ajustados com a identidade cultural e regional, que atendam o novo comportamento do consumidor e que sejam voltados para o mercado da Copa”, assinala.

 

Mais informações sobre a oficina sobre design, os empresários do setor de vestuário podem obter junto à Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800. A oficina "Gol do Brasil – Produtos com Qualidade Internacional e Design Contemporâneo – Lifestyle Brasileiro" já aconteceu em Francisco Beltrão, no último dia 19, e em Apucarana, nesta semana, no dia 26.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O crescimento do setor têxtil global é impulsionado por automação, sustentabilidade e novos materiais. Mercado deve alcançar R$11,2 trilhões em 2025....
O mercado global de digital signage cresce com força, impulsionado por telas de LED, gestão em nuvem e inteligência artificial....
Amazon, Meta e Oracle lideram cortes no setor de tecnologia em 2025, realocando recursos para IA e automação para elevar eficiência e margens....
Paralisação do governo dos EUA atrasa certificações da FCC e afeta lançamentos de tecnologia, com prejuízo de R$ 2,4 bi ao setor....
Com investimentos trilionários até 2030, a China acelera sua independência tecnológica em chips, IA e 6G no plano “Made in China 2030”....
Mercado de comunicação visual cresce 6,2% ao ano e ganha foco na Viscom Italia 2025, com avanços em automação, LED e impressão sob demanda....