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Mercado de impressão influencia comércio de equipamentos

Mercado de impressão influencia alta no comércio de equipamentos de jato de tinta

 

O primeiro trimestre deste ano apresentou um crescimento de 8,6% comparado aos últimos três meses de 2012 na comercialização de equipamentos da tecnologia jato de tinta. “Depois de acirradas disputas de preços e medidas agressivas visando o ganho de market share, os players deste mercado estão direcionando suas ações para a melhoria da margem de lucratividade e reposicionamento de suas linhas de produtos para um patamar superior de funcionalidades e capacidades”, diz Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil. Já os equipamentos a laser tiveram retração de 10,6% referente ao último trimestre do ano passado.

 

O mercado de impressão é altamente influenciado pela performance desses equipamentos, que atualmente representam quase 75% do todo volume de máquinas vendidas no páis. Segundo a IDC Brasil, foi comercializado no mercado de impressão nacional um total de 945 mil equipamentos, alta de 3,2% comparado ao ultimo trimestre de 2012 e queda de 20% comparado ao mesmo período do ano passado. Produtos wi-fi também impactou positivamente o mercado, isto porque tablets, smartphones e notebooks têm crescido exponencialmente no Brasil.

 

A expectativa da IDC é que o mercado de impressão no Brasil tenha retração de 1,9% em 2013 e movimento quatro milhões de equipamentos. “Mesmo com a retração em unidades vendidas, esperamos que os players tenham um ano de importante recuperação nas margens de lucratividades e nas receitas”, complementa o analista.

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