🎧 Resumo em Áudio
Clique para gerar e ouvir um resumo desta notícia.
Consumo levará 2 anos para voltar a crescer
Segundo dados da Folha de S. Paulo, um novo ciclo de expansão do consumo no Brasil deve começar dentro de dois anos, após um período de compressão do crescimento econômico e do crédito. O Brasil tem espaço para entrar num ciclo de consumo via crédito, já que o brasileiro é menos endividado em relação à renda do que americanos e chilenos e há espaço para o aumento dos empréstimos.
A migração de consumidores para um crédito mais barato tende a reduzir os gastos regulares com dívidas, abrindo espaço para novos empréstimos. O brasileiro compromete cerca de 22% de sua renda com o pagamento de empréstimos. Nos EUA, o percentual é 14%, e, no Chile, 11%.
De acordo com a reportagem, a mudança na composição do crédito naturalmente vai levar a um aumento dos empréstimos e do consumo. O crédito, que já cresceu a um ritmo de 20% ao ano em 2010, registrou expansão de 8,2% em julho, segundo dados do Banco Central.
A desaceleração ocorre, diz Wermeson França, da consultoria LCA, porque as famílias ficaram muito endividadas, após o boom de crédito de 2010. Mas também porque os bancos estão cautelosos. O prejuízo desestimula uma retomada forte dos empréstimos. A moderação do crédito explica parte do baixo crescimento da economia. A previsão do economista da LCA é que, com o crédito mais contido, o consumo das famílias só volte a puxar o restante da economia em 2015.