Queridos amigos da Empresário Digital, há tempos não nos vemos. Estive por aqui no passado recente, quando eu e minha ignorância escrevemos por algumas edições, sem ter a real noção do que essa publicação representa para o mercado dos negócios no Brasil.
Hoje afirmo que o trabalho realizado pelo Marco Marcelino e todo o time da Serinews representa a vanguarda do que é fazer marketing em 2024.
Mas o que é mesmo marketing? Há quem diga que é uma metodologia, um departamento, que é aquele “cara” que ajuda políticos a se elegerem ou ainda é aquilo que se faz na Internet para vender mais. Fato é que até hoje não formamos profissionais de marketing, porque não existe um curso de graduação em Marketing no Brasil reconhecido pelo MEC.
E não adianta falar que Administração com ênfase em Marketing, Propaganda e Marketing ou ainda que o curso superior de Tecnologia em Marketing (com duração de dois anos) sejam um curso de graduação em Marketing.
Kotler, considerado o Pai do Marketing mundial, popularizou os 4 Ps em seu livro Administração de Marketing, de 1967; conceitos originalmente desenvolvidos por Jerome McCarthy.
Mas, para a Academia Brasileira de Marketing, o verdadeiro pai foi Peter Drucker, que, em 1954, em seu livro Prática de Administração de Empresas, escreveu o seguinte: “O marketing é a função distinta, a função única da empresa. Uma empresa distingue-se de todas as demais organizações humanas pelo fato de levar ao mercado um produto ou serviço… Assim, qualquer organização que se realizar pelo marketing, isto é, pela colocação de um produto ou serviço no mercado, será uma empresa…”.
“O marketing é tão essencial que não basta ter um departamento e a ele entregar os assuntos de mercado. Em verdade, o marketing abarca todo o negócio. Ele é o negócio inteiro olhado do ponto de vista de seus resultados, isto é, do ponto de vista do consumidor. Assim a preocupação e a responsabilidade pelo marketing devem penetrar em todos os setores da empresa, e não apenas e exclusivamente na área de marketing”.
Porém, há ainda uma forma muito mais simples e fácil de explicar o que é o marketing, por meio do termo em inglês que é “put yourself in someone’s shoes”, ou seja, coloque-se no lugar dos outros. Ou, resumindo mais ainda: tenha empatia.
Para que uma empresa prospere, ela deve estar permanentemente se colocando no lugar dos seus suspects, prospects e clientes, ou, como diz o ditado, “calçando seus sapatos”, para entender qual a experiência e percepção que têm em relação aos seus negócios. Afinal, dentro das empresas só existem desafios, as oportunidades estão sempre no mercado. E, uma vez conectado, ajustar tudo o que faz para que correspondam à expectativa dos seus atuais e futuros clientes.
Dito isso, marketing é marketing e todo sobrenome nada mais é do que a especialização do marketing; digital, on ou offline, live, promo, incentivo, de influência, político, de performance…
Prometo estar mensalmente por aqui escrevendo sobre o tema, trazendo novidades, bons cases, estudos e tudo aquilo que possa trazer insights para vocês e seus negócios.
Aproveito e já deixo um primeiro ótimo case do que é fazer um marketing de excepcional qualidade nos dias de hoje.
O que a Serinews faz é um ótimo exemplo, oferecendo uma solução para seus clientes de ponta a ponta aqui na revista Empresário Digital. E, se você ainda acha que ela é apenas uma revista, como eu achava lá atrás, adianto que está absolutamente equivocado.
Para começar, conhecem profundamente o mercado e uma parte expressiva dos seus (sim, dos seus aí que estão lendo) suspects e prospects – potenciais clientes. Depois, fazem com que seus conteúdos e anúncios cheguem às mãos e olhos deles. E, finalmente, se quiser, ainda aquecem esses leads e os deixam prontinhos para que você os converta em clientes. E tudo isso devidamente alimentado com o que há de mais moderno e relevante em tecnologia.
Se ainda assim ficou alguma dúvida do porquê anunciar aqui, fale com o Marco que ele te explica 😉