Compartilhe com sua comunidades

15º Congresso Brasileiro de Embalagem

15º Congresso Brasileiro de Embalagem

Discorrendo sobre o tema “Co-Creative Packaging: o desafio de inovar com o consumidor”, as 8 palestras mostraram a importância da inovação, da diferenciação e da cocriação.

Na verdade, ficou claro que o consumidor é o principal personagem desse novo cenário mercadológico e é para eles que os produtos são feitos. Essa nova dinâmica da sociedade mostra um consumidor que opina, colabora, participa e interage na criação de novos produtos, onde a embalagem é uma plataforma estratégica nesse novo cenário.

Veja o que aconteceu no primeiro dia:

Javier Artiach, Diretor para a América Latina e Ibéria da Packaging Today / Canadean Ltd falou sobre “O mercado de embalagens e de bens de consumo ao redor do mundo e no Brasil” apresentando um panorama da indústria de embalagens no mundo, e dos principais segmentos de bens de consumo, os desafios, oportunidades, tendências e inovações.

Segundo Javier o mundo tornou-se uma pequena área, onde ocorrem constantemente mudanças de padrão de consumo e as empresas promovem novos conceitos. A população mundial está crescendo o que gera um aumento da demanda, inclusive por embalagens.  Mediante esse cenário, a Canadean identificou alguns desafios para as empresas como a biodegradação, novos maquinários, produtos mais amigáveis, tecnologia e novos materiais.

Javier também falou sobre as quatro chaves que uma empresa necessita para se colocar com segurança e sucesso no mercado como: entendimento da marca – como ela está no mercado; entendimento do mercado – qual o tamanho e quais seus elementos motivadores e direcionadores; foco – entender qual é o perfil do consumidor e qual o target do produto; toque mágico – onde o marketing comunica o que a empresa é e faz tendo a embalagem como chave nesse processo.

Fabiano Caxito, Diretor do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo abordou o tema“As grandes tendências do varejo e suas interfaces com o mercado e com o consumidor” mostrando como a sociedade está influenciando a dinâmica do varejo e quais são as implicações para as indústrias de bens de consumo.

 

O palestrante mostrou quais as diferenças de consumo de 20 anos atrás para os dias atuais. Entre elas estão o consumo double incoming no kids or single (casais com duas fontes de renda, sem filhos ou solteiros), a força de trabalho feminino, a globalização do varejo, o renascimento de pequenos mercados, a informação está na palma da mão e o nascimento do prosumidor, onde o consumidor faz parte do produto e da marca.

 

O novo consumidor também tem à disposição cinco novas forças na economia: Google, Facebook, Twitter, Amazon e Apple. O varejo é o momento da experiência de consumo, há uma grande oferta de canais, a tecnologia influencia o consumo e o ciclo de vida do produto é cada vez menor. Após mostrar o perfil atual de consumo, o palestrante explicou que o consumidor mudou e o varejo necessita acompanhar essas mudanças. É o momento da indústria se aproximar do varejo e buscar formas de atender este cliente, lembrando que inovação é a palavra chave.

 

Rodrigo Wielecosseles – Gerente de Desenvolvimento de Embalagens do Grupo Boticário apresentou a palestra “Grupo Boticário: cada vez mais perto do consumidor” mostrando como a empresa interage com seu consumidor.

 

Para o Boticário a embalagem é um vendedor silenciosode produtos e é através da interação e insights do consumidor – cocriação – que a empresa desenvolve os produtos da linha Capricho, por exemplo.

A cocriação está presente também na linha Make B que teve suas embalagens desenvolvidas de acordo com o desejo das consumidoras.
   

Carlos Cortez – Diretor Associado para Inovação de Gomas e Caramelos da Kraft Foods apresentou o case Chiclets através do tema “Explorando a cocriação junto com o consumidor”.  Em sua palestra o executivo mostrou que o "Chiclets” deixou de tentar entender o público adolescente e passou a fazer parte da vida dele.

 

Na verdade, a marca foi historicamente construída com pequenas inovações. Hoje a fun page da marca recebe milhares de visitas e tem 10 milhões de vídeos assistidos. A marca é sinônimo de diversão, exemplo disso é que os jovens postam em suas páginas pessoais seus emotiguns – personalizações feitas com as carinhas que vem no verso das embalagens. 

 

A marca também possui recorde de engajamento e acredita que para isso é necessário possuir muito conteúdo, estimular a cocriação, estar sempre atualizado, ser rápido e aproveitar as oportunidades.

 

Patrícia Priester, Diretora de Design e João Binda – Diretor de Operações da AGE Isobar falaram sobre o tema “Como a tecnologia e as inovações em embalagem potencializam a relação das marcas com o consumidor”, mostrando as novas plataformas de comunicação e promoção utilizadas pela empresa, como estas tecnologias influenciam os mercados de bens de consumo e o que muda na dinâmica entre marca e consumidor.

 

A AGE Isobar tem o lema “aproximar pessoas e marcas como nunca feito antes” e com essa visão vem desenvolvendo cases de sucesso que utilizam a embalagem como objeto de diferenciação.

 

Entre estes cases os executivos citaram o Tic Tac de Morango, onde o consumidor enviava um SMS e concorria a prêmios, a Starbucks que utiliza a embalagem para ativar consumidores e o suco Camp, ganhador do Festival de Cannes com a embalagem de Camp Nectar Fruit em que a fruta cresce com um formato da caixa de suco.

 

Jonathan Mildenhall – Vice President Global Advertising Strategy and Content Excellence da Coca-Cola apresentou o tema “Storytelling: para os consumidores, com os consumidores” mostrando a visão da Coca-Cola em como se aproximar dos consumidores da nova geração, trabalhando valores racionais e emocionais.

 

A embalagem é fundamental para os negócios da Coca-Cola e o mais importante no processo é a criatividade. As boas ideias estão em todos os lugares e as pessoas veem as mesmas coisas, o grande diferencial é enxergar aquilo que todo mundo viu, mas ninguém mais pensou.

 

Para Jonathan a criatividade traz amor à marca, olha novas possibilidades e cria novas capacidades. A criatividade exige o melhor: melhores pessoas, parceiros e processos. Envolve também todos os parceiros e fornecedores da Coca-Cola.

 

Para realizar sua nova campanha da Coca-Cola Zero, a empresa conversou com os clientes adolescentes através das redes sociais. Estes adolescentes escolheram uma dança e depois o rosto da Coca-Cola Zero através da rede. Depois desse processo de cocriação, uniu-se a dança e o rosto criando o vídeo oficial da campanha.

 

As embalagens são fundamentais para contar a história do produto, ela pode ser contada em série, de forma dinâmica e multifacetada. Contar histórias está em todas as culturas e idades, o importante é escolher qual parte da história você vai contar.

 

Fernando Von Zuben – Diretor Executivo de Meio Ambiente da Tetra Pak abordou o tema “Tetra Pak e a sustentabilidade”. O executivo falou sobre as expectativas da sociedade em relação à sustentabilidade na cadeia de valor, coleta seletiva e reciclagem e sobre as fontes renováveis de matéria-prima, mostrando que a empresa vem realizando ações de coleta seletiva junto às cooperativas, produzindo folhetos educativos, capacitando cooperados, doando prensas, esteiras, balanças e telhados para cooperativas, além de outras ações.

 

A ideia é que as cooperativas se unam e vendam os materiais diretamente para o reciclador final. A empresa também criou a Rota da Reciclagem, um site onde o consumidor digita o endereço e aparece o posto de coleta mais próximo, e a Taxa de Reciclagem – um mapeamento de coleta por região do país.

 

Paulo Cesar Bernardino, Gerente de Contas e Desenvolvimento Técnico – Papelcartão da Klabin discorreu sobre o tema “Papelcartão, embalando criatividade, tecnologia e sustentabilidade”.

 

Os fabricantes de matéria-prima estão muito distantes da cocriação. Para Bernardino é necessário diminuir a distância entre os elos da cadeia produtiva para que estas indústrias se aproximem do consumidor.

 

As mudanças para o consumidor final são muito mais ágeis do que o tempo de maturação das inovações na indústria fabricante de matérias-primas.

 

Apesar da distância com o consumidor, a Klabin contribui com a cocriação no desenvolvimento de matéria-prima sustentável – por exemplo, reduziram em 20% a gramatura das embalagens de bombons e chocolates, menos 15% na gramatura de embalagens de refrigerantes e cerveja e menos 13% para cereais, sucos e bebidas.

 

Outra forma de contribuição com a cocriação é o desenvolvimento compartilhado entre todos os elos da cadeia produtiva e a utilização de matéria-prima de fonte renovável.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Nos últimos 16 meses, as líderes do mercado de distribuição de combustíveis no Brasil, Vibra, Raízen e Ipiranga, perderam cerca de 3 pontos percentuais de market share para agentes informais,...
A fintech Neon acaba de confirmar um aporte de US$ 25 milhões (equivalente a R$ 135 milhões), liderado pelo IFC (Braço do Banco Mundial) e pela DEG (subsidiária do KfW...
A XP Inc. deu mais um passo estratégico para consolidar sua posição no mercado financeiro brasileiro: acaba de lançar sua consultoria de investimentos voltada ao público de alta renda, mirando...
A startup americana Aigen, criada por ex-Tesla, está redefinindo o futuro do agro com seu robô Element, que usa energia solar, câmeras e braços mecânicos para “capinar” ervas daninhas em...
Enquanto boa parte da indústria de fundos multimercado sofre com resgates bilionários e performance pressionada, a Genoa Capital cresce na contramão. Com uma carteira robusta de R$ 17 bilhões sob...
A mineradora Aura Minerals acaba de dar um passo decisivo para ampliar sua presença global no mercado de capitais. Na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, a empresa lançou oficialmente...