De olho nos desafios de 2013, ABTG oferece workshop sobre Planejamento Estratégico para a Indústria Gráfica
Empresário, sócios-proprietários, diretores, gerentes e profissionais das áreas de gestão e produção terão a oportunidade de antever as perspectivas macroeconômicas e a conjuntura nos mercados gráficos, além de discutir as estratégias para lidar com um cenário de possíveis turbulências em 2013; Flávio Botana e José Pires Araujo Jr. serão os responsáveis por ministrar o evento, que acontecerá no dia 7 de dezembro
 Um cenário economicamente nebuloso e marcado pelo acelerado desenvolvimento tecnológico coloca os gestores das indústrias gráficas como protagonistas das profundas transformações pelas quais passam o setor. Neste contexto, a aproximação de um novo ano impele esses profissionais a buscar subsídios que permitam planejar os próximos passos de suas empresas com clareza e segurança.
  
Muitos dos conhecimentos e informações necessários para garantir decisões acertadas em 2013 poderão ser encontrados no workshop “Planejamento Estratégico”, oferecido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) no próximo dia 7/12. Entre os objetivos do encontro, que será ministrado pelos professores Flávio Botana e José Pires de Araujo Jr., esta adiantar as perspectivas macroeconômicas e a conjuntura nos mercados gráficos, além de discutir estratégias de gestão para antever e lidar com um cenário de possíveis crises no ano que vem.
 Os conteúdos abordados pelos especialistas estão organizados nos seguintes pilares temáticos:
  
 1.    Como se preparar para crises:
 a)    A solução de uma crise ocorre antes que ela comece;
 b)    Planejamento para crises;
 c)    Busca para solução de problemas que ainda não existem;
 d)    Criatividade, Cooperação e Iniciativa: as vacinas contra as crises.
 2.    Como gerenciar na crise:
 a)    O Urgente e o Importante;
 b)    Como manter a equipe unida em momentos de crise;
 c)    Negociação em tempos de crise;
 d)    Saber prosperar com o essencial.
 3.    Os caminhos da estratégia para 2013:
 a)    Reposicionando a gráfica;
 b)    O alinhamento organizacional como diferencial competitivo;
 c)    Identificando recursos estratégicos internos.
 4.    Conjuntura econômica:
 a)    Tendências macroeconômicas;
 b)    Economia dos mercados gráficos;
 c)    Perspectivas estratégicas.
Sobre os palestrantes:
 Flávio Botana é engenheiro mecânico (Poli/USP) com especialização em Qualidade. Professor das disciplinas de Gestão da Qualidade e Gestão da Produção nos cursos de Graduação e Pós-graduação da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica e Consultor da ABTG, tem 30 anos de experiência na indústria gráfica. Autor do livro Manual do Gestor da Indústria Gráfica, publicada pela SENAI-SP Editora, atuou em empresas como Editora Abril, Burti e Geográfica.
  
José Pires de Araujo Jr. é administrador de empresas, professor do Curso Superior e da Pós-graduação da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica e consultor associado da ABTG. Autor e coordenador do livro Caminhos da Estratégia, publicou diversos artigos sobre estratégia e gestão.
SERVIÇO
 O quê: Workshop “Planejamento Estratégico”
 Quando: 07 de dezembro, das 9h às 18h
 Onde: ABTG – Rua Bresser, nº. 2.315, Mooca
 Quanto: R$ 340 para associados e R$ 470 para não associados.
 Inscrições: As inscrições podem ser feitas no site da ABTG (www.abtg.org.br ), pelo e-mail [email protected]  ou pelos telefones (11) 2797-6728 e (11) 2797-6700, com Thiago Chirelli.