Compartilhe com sua comunidades

Uma entrevista com Dorin Pitigoi, especialista em cor e padronização

Um dos seminaristas da FESPA europeia, ele fala sobre gerenciamento de cores e impressão industrial

Os limites do mundo industrial ainda parecem estar borradas pela perspectiva da impressão: os principais fabricantes e prestadores de serviços de impressão tendem a ter pontos de vista diferentes sobre a extensão do mercado industrial e seus diferentes segmentos. O que a impressão industrial significa para você?

Impressão industrial é um termo amplo que define tudo o que implica a aplicação de tinta no substrato para criar itens impressos que podem ser utilizados com finalidade industrial. É uma área dinâmica e potencialmente rica, que abre novas oportunidades para os fornecedores de serviços de impressão para aumentar a sua gama de aplicações e seu nicho de setores abordados.

Na paisagem industrial, é importante ter um conjunto mínimo de parâmetros para definir as características visuais e características técnicas que o produto final possa ter, como a ISO / PDTS 15311-1, que identifica uma série de medidas que podem ser aplicadas para imprimir materiais. No entanto, as pesquisas são contínuas e espera-se que novas métricas vão surgir, enquanto os já existentes pode ser revisto.

Uma vez que essas especificações foram testadas e acordados como padrões, a impressão comercial, a impressão de grande formato, a têxtil, a cerâmica e outros setores industriais verticais podem aproveitá-las; fabricantes, prestadores de serviços de impressão e os proprietários da marca terá um conjunto comum de “regras” para seguir como “oficial”.

O gerenciamento de cores é muitas vezes subestimado no processo de produção de impressão. Qual o impacto que a falta de cores consistentes e precisas tem em um ambiente de produção industrial?

O controle de qualidade é fundamental para uma série extensa e diversificada de aplicações, que vão desde têxteis a decoração de interiores e de embalagens, onde a reprodução de cor é particularmente crítica quando reproduzir materiais de marca.

Campanhas publicitárias podem conter itens convencionais e impressas digitalmente produzidos em vários substratos de impressão, e as cores da marca precisam ser reproduzidas com precisão. Processo baseado em harmonizar o processo convencional de um digital, que é usando CMYK, implica dedicar-se à ferramentas e configurações de gerenciamento de cor.

Padrões objetivos de cor precisam ser implementadas para garantir a qualidade e processo de controle de todo o ambiente de produção. O Fogra Process Standard Digital (PSD) é cada vez mais importante para obter resultados de qualidade de impressão consistente com as tecnologias convencionais e digitais sobre uma ampla gama de substratos de diferentes localizações.

Prestadores de serviços de impressão que integraram diferentes tecnologias de fluxo de trabalho, vão encontrar um grande desafio para garantir a reprodução de cores precisa, qualquer dispositivo que estiver usando.

A fim de tirar o máximo de cada máquina através da implementação de um ambiente de produção eficiente e de distribuição do trabalho em diferentes plataformas, é fundamental para ter alguma experiência em gerenciamento de cores e saber como se beneficiar de suas ferramentas relacionadas.

Os prestadores de serviços de impressão são hoje mais bem informados sobre o gerenciamento de cores e com mais vontade de implementar processos para garantir a reprodução de cores padrão?

O número de prestadores de serviços interessados em gerenciamento de cores está gradualmente aumentando, mas não no ritmo e nível exigido por uma indústria extremamente exigente e competitivo.

Muitos ainda subestimam a importância do tempo e investimento financeiros para criar um conjunto de meios de comunicação que é testado e otimizado para trabalhar em conjunto com um dispositivo específico – eles não percebem que fornecer aos clientes a aplicação mais precisa e de alto padrão, em última instância vai pagar de volta.

Perfeitamente “afinado” gerenciamento de cores reduz consumo de tinta, melhora a qualidade e aumenta a produtividade graças à maior velocidade e a capacidade de minimizar remakes, como reprodução de cores precisas reduz chances de erros.

Fonte: Redação

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....