Compartilhe com sua comunidades

Outdoor Usa Software De Reconhecimento Facial Para Despistar Polícia

🎧 Resumo em Áudio

Clique para gerar e ouvir um resumo desta notícia.

Peça instalada na Rússia muda propaganda cada vez que policiais se aproximam

Bem Prezado Leitor, o futuro apresentado nos filmes de ficção científica finalmente chegou às ruas.

Um outdoor instalado na Rússia conta com um software de reconhecimento facial que permite identificar policiais e, assim, poder trocar rapidamente a mensagem que está veiculando.

Pensa que é uma piada? Pois não é. O caso todo começou com a proibição feita pelo governo daquele país, para comida importada da União Europeia e dos Estados Unidos. Com essa restrição, o mercado de produtos importados Don Giulio Salumeria, prejudicado pela medida, resolveu criar uma campanha criativa, mas que tivesse a possibilidade de ser veiculada de forma disfarçada.

Assim, a loja passou a contrabandear seus produtos e começou a veicular mensagens em um outdoor digital para divulgar, de forma discreta (e ilegal), que ainda estava comercializando produtos da União Europeia e dos Estados Unidos.

Para que isso funcionasse, foi preciso instalar uma câmera e um software de reconhecimento facial que permitisse reconhecer os símbolos e logotipos utilizados pela polícia russa. O sistema, assim que detecta esses símbolos ou logos se aproximando, muda automaticamente a mensagem publicitária de sua face. Assim, ao invés de verem a publicidade do Don Giulio Salumeria, os policiais percebem outra propaganda promovendo uma loja de Matrioscas (aquelas bonecas russas que se encaixam umas dentro das outras).

Embora seja uma forma criativa de promover um produto ou serviço, devemos lembrar que é uma prática ilegal e que talvez, nos próximos dias, leiamos nas manchetes dos jornais russos, sobre a prisão do dono da loja de produtos proibidos.

Assista ao vídeo da ação no vídeo a seguir:

Jorge Luiz Mussolin

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....