Compartilhe com sua comunidades

Semana mais curta: O Dia da Consciência Negra será comemorado nesta sexta-feira (20).

Feriado em mais de mil cidades do país, a data relembra os efeitos do racismo na nossa sociedade. Pensando nisso, nós separamos 10 campanhas especiais sobre o assunto.

1 – Anunciante: Positivo Books

Agência: Master Roma Waiteman

Esta peça promove o dicionário Aurélio, explicando o significado da palavra racismo e fecha com a assinatura: “explica o inexplicável”.

 

2- Anunciante: Unicef

 Agência: Ogilvy Brasil

 A peça premiada com Leão de Bronze em Cannes contém a foto de um menino branco com o seguinte texto se referindo a um menino negro:

“O risco de Thiago ser assassinado é quase 3 vezes maior que o de outras crianças.
Só que Thiago não sabe disso.
Nem desconfia que não vai chegar aos 18 anos.
Só sabe que as pessoas olham para ele de um jeito diferente.
Ou desviam o olhar quando ele passa.
Mas por que justo o Thiago?
Por que ele não tem os mesmos direitos que as outras crianças?
A resposta é simples.
Porque ele não tem a mesma cor de pele do menino desta foto”

 

3 – Anunciante: Anistia Internacional

Agência: DM9Rio

O filme relata o dia de um jovem que anda por diversos locais e acha estranho o fato de ver “pessoas invisíveis” executando várias atividades.

As “pessoas invisíveis” representam as pessoas vítimas da violência e por fim o protagonista do filme se torna uma dessas pessoas, por fim a locução explica que 30 mil jovens são vítimas de homicídios no Brasil, sendo 77% negros.

 

4 – Anunciante: Anistia Internacional 

 Agência: Fuel Lisboa 

O vídeo bem famoso e com final surpreendente, representa uma situação de preconceito no avião onde uma mulher reclama do passageiro negro que está sentado ao seu lado.

 

5- Anunciante: Benetton

Agência: Fabrica

A foto polêmica que estampa a peça é de autoria do fotógrafo Oliviero Toscani e criou controvérsia quando foi lançada com o nome ”Anjo e Demônio” pois trazia a seguinte questão: a peça é racista ou estimula uma reflexão sobre nossa visão preconceituosa?

 

6- Anunciante: Fox Sports

Agência: Fox Sports

Jogadores são desenhados e depois pintados de diversas cores por crianças em ação da Fox Sports contra o racismo: A campanha aconteceu durante um jogo entre o Cruzeiro e Real Garcilaso.

 

 

7- Anunciante: ONG SOS Racismo

Agência: FCB Lisboa

Com a frase impactante: “A discriminação racial começa na infância. Não deixe seu filho se tornar um racista.”, o anúncio chama atenção para a foto de um menino separando diversas balas coloridas das pretas.

8 – Anunciante: ONG Beyondblue

Agência: Marmalade Melbourne

Campanha que mostra como o racismo do dia a dia pode afetar o emocional das vítimas e apesar de não ser específico sobre o preconceito contra negros, retrata bem os males causados pela intolerância e ignorância.

 

9- Anunciante: Cruz Vermelha

Agência: TBWA

A campanha atenta para a seguinte pergunta: O que você vê primeiro? Um médico ou a cor da pele dele? Esta campanha foi desenvolvida para conscientizar no dia Antirracismo na Finlândia.

10- Anunciante: Liga Internacional contra o Racismo e o Antissemitismo

Agência: Publicis Conseil

A peça defende que a cor de pele de cada um não deveria determinar o seu futuro.

 

 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....