Compartilhe com sua comunidades

Sustentabilidade e atitude responsável

Há inúmeras definições para a palavrona “sustentabilidade”, hoje presente em todos os debates sobre empreendedorismo e gestão. Infelizmente, porém, pouca gente assimilou todos os seus complexos significados.

Vamos começar a encarar esse desafio? Vamos compreender por que isso é fundamental para a vida pessoal e para os negócios?

O moderno debate sobre o tema teve início na década de 1960, no ambiente da Contracultura, especialmente com os jovens que contestavam os valores morais ocidentais, o consumismo, o autoritarismo e o belicismo.

A proposta dos cabeludos hippies, por exemplo, era celebrar o pacifismo e restabelecer um modelo de vida simples, em sintonia com a natureza. Os projetos comunitários nessa linha não deram muito certo, mas deixaram uma semente de conscientização na sociedade.

Isso ocorreu, por exemplo, na área da Ecologia, que estuda as interações entre os organismos e o ambiente. É um ramo antigo da ciência, associado aos estudos de História Natural.

Na década de 1970, vários cientistas começaram a investigar essas relações no campo da produção, analisando o impacto das atividades humanas sobre os recursos naturais.

Com o tempo, desenvolveu-se a chamada Ecologia Humana, que trata das conexões entre o homem e a biosfera. A ideia tem sido verificar de que forma o homem pode viver de maneira equilibrada e satisfazer suas necessidades físicas, psicológicas, sociais e econômicas.

A ideia de sustentabilidade começou a ser construída em Estocolmo, há 40 anos, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, reunião que tratou de modo especial da degradação ambiental e da  poluição.

Como manter a coisa em pé

“Sustentar” é uma palavra que vem do latim sustentare. Obviamente, tem o sentido de oferecer base e apoio, conservar, cuidar e abastecer. O homem que trabalha ganha seu pão, seu sustento, o que lhe permite ficar em pé e manter-se em atividade.

Em 1987, o relatório Nosso Futuro Comum, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou uma definição clássica sobre a expressão:

– O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

O que era uma demanda de jovens rebeldes virou pauta de governantes e gestores de todo o mundo. Hoje, a sustentabilidade já faz parte dos planos estratégicos das maiores companhias do mundo.

Mas, afinal, o que é ser sustentável? O conceito baseia-se hoje em quatro pilares.

  • economicamente viável;
  • ecologicamente correto;
  • socialmente justo;
  • culturalmente diverso.

Isso quer dizer que evoluímos muito desde de que os movimentos se resumiam à defesa das baleias ou das sequoias.

Falar de sustentabilidade, agora, é falar…

Por Marcelo Ponzoni


Para continuar a leitura deste artigo, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...