Compartilhe com sua comunidades

Ações para o setor gráfico são organizadas pelo Sindgráfica

Sindicato está desenvolvendo estratégias de inovação para este ano

Devido à crise e consequente diminuição de investimentos voltados para o meio gráfico, o sindicato cearense busca saídas para aumentar a visibilidade das associadas no mercado e intensificar a interação entre as empresas durante o ano que se inicia.

“É esperado que, com as mudanças ocorridas na economia, uma grande parte das empresas invistam em ferramentas que aumentem a sua participação de mercado”, afirma Raul Fontenele, presidente do Sindgráfica.

A aplicação de inovações tecnológicas nas empresas e a melhoria da qualidade dos serviços prestados por estas são pontos que devem ser impulsionados. Em paralelo, o sindicato apresenta o quadro “Debates Gráficos”, que reunirá pelo menos uma vez por mês grandes nomes do mercado local em palestras voltadas ao interesse da categoria.

O projeto faz parte do Plano de Ação do Sindgráfica, organizado durante as reuniões do sindicato ocorridas em 2016. Até agora, foi decidido que, durante os meses de janeiro, fevereiro e março, os debates semanais abordarão os seguintes temas: “Tributos: ser prestador de serviços ou vendedor de produtos?”, “Direito trabalhista: quando exigir o atestado médico?” e “Licitações? a vez das pequenas gráficas”.

Além destas ações, o sindicato continuará as discussões pelo fim da cobrança de Impostos Sobre Serviços, que alterou os custos das empresas em cerca de 15% no ano passado. A taxa, vigente desde abril de 2016, é aplicada sobre livros, jornais, periódicos e papeis destinados a estes fins. Durante os próximos meses, os associados seguirão buscando dialogar junto à Prefeitura de Fortaleza afim de viabilizar o corte ou a diminuição da tarifa aplicada às gráficas locais. “O reflexo destas ações será a consequente recuperação do setor”, complementa Raul.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....