Compartilhe com sua comunidades

Sebrae dá dicas de como manter o foco em tempos de crise

Entidade ensina a superar o período de desaceleração na economia

O Sebrae-MG divulgou dicas de como manter o foco no negócio em tempos de crise. Entre outras dicas para crescer com direção, a entidade pontua que deve-se manter atento ao plano de negócios, ser criterioso ao diversificar o portfólio e calcular os riscos.

Minas Haroldo Santos, analista do Sebrae, afirma que a necessidade de compreender o público-alvo se torna ainda maior quando o período vivido pela economia é de crise. Nesse caso, entender a mudança no comportamento de consumo e expectativa das pessoas é importante para se manter no topo. Com raras exceções, as empresas e suas marcas não possuem uma participação de mercado tão dominante que já não tenham mais espaço para crescer, segundo ele. “Isso significa que, mesmo em tempo de recessão, ainda existe a possibilidade de conquistar novas vendas e, consequentemente, novos clientes”, explica.

O analista sugere também que aquela vontade de oferecer um pouco de cada coisa e atender a todos ao mesmo tempo deve ser deixada para trás. Compreendido isso, o trabalho é direcionado em apenas um sentido. Ao longo do caminho, caso seja necessário, pode-se acrescentar novos valores ao serviço e produto, fazendo com que o negócio se diferencie dos demais e se torne mais competitivo. “Com isso, o empreendedor passa a fidelizar clientes e faz com eles indiquem o seu serviço e produto às outras pessoas”, afirma.

Além disso, a entidade recomenda que após identificar o foco, deve-se começar a usá-lo a favor do crescimento, já que quando se sabe o motivo de existir e quais pessoas consomem determinada marca, é mais produtivo trabalhar com estratégias que mantenham o cliente por mais tempo fiel ou o levem a gastar mais. Por isso, Minas afirma que é importante fazer com que o foco saia da teoria e seja aplicado no dia a dia. Ao definir o objetivo, a atuação passaria a ser mais direcionada e desperdícios seriam evitados, o que contribuiria20 para a economia de custos. 

“Por fim, antes que seja tarde, arrisque-se. Foco não é sinônimo de padrão e monotonia. Ao contrário. Quem sabe o que quer, possui mais segurança para dar um novo passo. E não há melhor maneira de fazer isso do que agora. Por se tratar de um período de instabilidade, as empresas que se fortalecem na recessão estarão em um patamar de destaque quando a economia for restabelecida”, diz o analista.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...
O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida cresceu...
Netflix está implementando sua primeira reformulação de interface em mais de uma década e testando novas funcionalidades com IA generativa, em um momento estratégico para reafirmar sua liderança no setor....
A Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo e responsável pela montagem da maioria dos iPhones, formalizou um acordo com a Mitsubishi para desenvolver seu primeiro carro elétrico, em um...