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Mude o pensamento que você tem sobre os detalhes na impressão

Eu quero dividir mais uma experiência prática e por ter acontecido em mais de um caso, estou seguro que outros empresários do ramo de impressão também possam ter o mesmo problema. Antes de apontar a questão e parecer um crítico sem noção, quero ressaltar que o meu objetivo é ajudar com conhecimento prático. Me considero um técnico engajado e não é por acaso que eu tenho esse espaço na Revista Empresário Digital. Então vamos lá…  

A questão são as inúmeras variáveis que o processo de impressão tem. Já parou para contar quantas ações são envolvidas até que o impresso seja entregue para o seu cliente?  

A soma de cada um dos detalhes gera o resultado, que se mensurarmos tecnicamente, vamos encontrar inúmeras questões de melhorias. Quantificar o processo é um modo prático para descobrir onde precisa haver melhorias. Recentemente, em mais uma oportunidade incrível de vivenciar uma empresa de comunicação visual, trabalhei por dias junto a uma equipe de operadores qualificados numa missão de melhorar os indicadores.  

Uma imagem ruim dificilmente ficará boa. Mas uma imagem boa pode ficar ruim, se os cuidados em relação aos detalhes e as variáveis não estiverem de acordo. Mas o arquivo do cliente que chegou com uma expectativa de tons e saiu outra totalmente diferente é mais simples de ser resolvida do que muitas pessoas imaginam. Mas algumas dicas nem sempre são óbvias e valerá você estar atento para propor uma mudança junto ao time de pré impressão.  

Na hora de instalar os programas de edição de imagens ou edição de vetores, pense que eles interferem diretamente na qualidade final do seu trabalho. Um técnico de informática, não é o profissional conhecedor de cor, embora ele acredite ter conhecimento muitas vezes porque instala centenas de programas iguais a esse. As configurações do arquivo do cliente estão de acordo com as configurações padrão da sua empresa? É aí que começa o grande problema de impressão.  

Perdemos muito tempo e material comparando e fazendo testes, para atingir o resultado ideal. Quando não ajustamos as configurações, os arquivos podem estar nas cores erradas, e em desacordo com o processo produtivo. Então, definimos alguns procedimentos que devem ser informados aos seus clientes, e estes devem segui-lo rigorosamente, para obter maior produtividade e sucesso. 

Depois de discussões, pensamos em uma “cartilha de fechamento de arquivos”, simples documento para ser distribuído aos clientes com as recomendações necessárias para o fechamento dos arquivos. Somente nossos computadores utilizarem as configurações não faz sentido, e seguimos perdendo tempo e material.  

Depois de algum tempo utilizando essa cartilha, conseguimos observar que os arquivos recebidos, mesmo sendo passados por diferentes rasteirizadores de imagens, obtiveram um resultado satisfatório. Gerando, também, economia de material, insumos e tempo de entrega. 

Você pode se perguntar qual é a real conclusão de todo este caso. É a seguinte: quando instalamos alguns programas em nossos computadores, não verificamos as configurações de cores pré-definidas e já começamos a utilizar, podemos cometer erros. Sim, às vezes o tempo é curto e esses detalhes são deixados de lado. Mas pense bem: temos que ter a humildade de reconhecer nossos erros e procurar uma resolução.  

Todos os clientes entenderam as dificuldades e numa ação conjunta todos os problemas foram sanados e o mais importante, a confiança entre cliente/bureau consolidada mais uma vez. 

Alexandre Carvalho

Jornalista e escritor. Editor-chefe das revistas VOCÊ RH e VOCÊ S/A

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