Compartilhe com sua comunidades

O falso sentimento de que sei tudo

A narrativa de um empresário muitas vezes se contradiz pela dinâmica de mercado. E não há nada de errado, se pensarmos que as mudanças fazem parte dos aprendizados. Mas nem sempre, acertamos.

Às vezes a armadilha está no atalho ou na expectativa gerada por nossas escolhas. Nenhuma empresa morre por conta da tecnologia, mas sim pelo Mercado (ou falta dele).

Embora isso não seja uma regra, o comportamento empreendedor me faz refletir. Em especial daqueles mais próximos. E sempre é bom se questionar: talvez essa inquietude tenha sido o gatilho para que o conteúdo da Empresário Digital fosse se aprimorando ao longo do tempo.

Além disso, ao mesmo tempo em que a demanda pelo meu trabalho de consultoria foi crescendo, percebi que o meu envolvimento nas práticas das empresas provocou a busca por novos modelos mentais.

Nas entrevistas que antes buscavam frases de efeito sobre o sucesso, passaram a prevalecer as questões para saber mais sobre crenças, valores e entendimento sobre gestão de negócios.

Quando se aplicam alguns modelos mentais a práticas operacionais, fica tangível a possibilidade de transferência do conhecimento entre os negócios. E isso foi me mostrando alguns padrões.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Agosto de 2025

Anúncio

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...
Nos últimos meses, o mercado está em polvorosa falando sobre agentic commerce, buscadores inteligentes e como os consumidores já estão comprando direto em conversas com IA. Sim, é verdade que...