Compartilhe com sua comunidades

O Poder de uma verdade bem contada

A reinterpretação do que tem acontecido ao longo deste meio ano de vírus e quarentena é fundamental para você não ficar de fora da economia – em alguns casos, fora das condições básicas de sobrevivência do seu negócio..

E o que vimos é que a soma de fatores nesta crise encerrou algumas atividades com a mesma voracidade com a qual multiplicou o sucesso de outras, que vêm tendo recordes de produtividade. Mas o que difere estas daquelas? Como cada uma encontra soluções criativas no seu dia a dia? Como se comunicam com clientes e equipes?

Cada marca tem o seu código genético, que se traduz pelos sentimentos das pessoas que as consomem. Mesmo sabendo que a grande maioria não é fiel a uma marca, deveríamos dar maior atenção para a construção de relacionamentos. Ainda que o consumo seja o condutor dessa relação, todos gostamos de ouvir histórias. Esperamos narrativas verdadeiras das empresas.

Nesse cenário, as marcas menores e mais leves ganham espaço porque as grandes têm uma agilidade menor e ficam esperando demais. Foi isso que aconteceu na crise. E está levando ao nascimento de uma nova cultura. Algo com muito menos certezas e um jeito diferente.

Não ter uma resposta 100% certa é ter a maturidade para escutar e escolher. O meio-termo precisa pegar feedbacks com constância e se adaptar a tudo.

Em 2020 anos, só contando o período “depois de Cristo”, precisamos admitir que as coisas não vinham dando certo. A chegada da Covid-19 acelerou um processo que já estava sendo moldado: de diferenças sociais que deveriam ser inaceitáveis, da incapacidade de conviver bem com a opinião alheia, de apego ao que é supérfluo (se há um consenso entre os insights trazidos pela pandemia, é a reflexão sobre o que é essencial nas nossas vidas).

Parece óbvio que o aprendizado é o caminho. Fazemos cursos para construir narrativas, mas não entendemos que talvez mais importante seja a “escutativa”. E o seu negócio, o que tem a ver com isso? Está evoluindo ou retraindo?

É tempo de acelerar e buscar novas escalas ou uma boa hora para ajustes? Seja qual for a sua situação, o denominador comum é a importância do poder de se comunicar bem – gerando empatia, conectando, atraindo o interlocutor para o seu lado.

Para entender um pouco mais sobre comunicação eficiente e comportamentos de sucesso, entrevistamos Ivan Moré, o ex-apresentador do Globo Esporte que teve a sabedoria de se reinventar usando seus próprios valores como bússola profissional.

Tenho certeza de que, assim como eu, depois de ler nossa matéria de capa, você vai passar a acompanhar o que esse comunicador brilhante está construindo.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Agosto de 2025

Anúncio

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...
Nos últimos meses, o mercado está em polvorosa falando sobre agentic commerce, buscadores inteligentes e como os consumidores já estão comprando direto em conversas com IA. Sim, é verdade que...