Compartilhe com sua comunidades

MANTRA PARA 2021: SER UMA EMPRESA RESILIENTE.

Se performance era o mantra para os planejamentos estratégicos até aqui, a palavra de 2021 é RESILIÊNCIA.⠀

Resiliência é a prioridade dos executivos hoje e à medida que o mundo dos negócios se torna cada vez mais incerto e volátil, as empresas que desenvolveram intencionalmente recursos para lidar com a ambiguidade e a imprevisibilidade – em uma palavra, resiliência – têm maior probabilidade de prosperar. Esses são os apontamentos colocados em artigo da BCG recentemente.⠀

Ser resiliente implica em atuar em 6 dimensões:⠀

01) Desenvolver uma operação ágil: ter uma cadeia digitalizada, automatizada com apoio de Inteligência Artificial.

02) Empoderar pessoas: trazer maneiras ágeis de trabalhar com apoio da tecnologia, forte conexão entre as pessoas e senso de propósito compartilhado.

03) Acelerar dados e digital: arquitetura baseada em APIs e micro serviços, com data base que habilita a inovação rápida.

04) Foco em cibersegurança: tema na pauta estratégica do CEO, cadeia operacional e plataformas com parceiros segura.

05) Fortalecer o financeiro: modelos de negócios leves, processos digitalizados para controle, auditoria e planejamento.

06) Proteger e potencializar o top line: jornada do consumidor integrada com recomendação personalizada.

Os planos devem envolver 3 perspectivas: como atuar na crise mantendo o negócio, como se recuperar e como construir simultaneamente o cenário futuro, preparando a empresa para uma nova realidade.⠀

“A metáfora é que durante 30 anos a gente procurou unicórnio, mas na pandemia chegamos na beira do deserto e concluímos que o unicórnio não vai passar o deserto porque precisa de água. Então, agora será preciso encontrar um camelo para atravessar o deserto sem beber água durante três dias”- Disse o professor de estratégia da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente Alves.⠀Como está seu plano para ser resiliente?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...
Se antes o objetivo era aparecer entre um vídeo e outro no Instagram, agora as marcas querem ser o próprio conteúdo. Em uma virada estratégica, empresas como Starbucks, LVMH e...
Em menos de dois anos, empresa saiu do zero para US$ 50 milhões de receita anual e atrai investidores como Accel e 20VC com seu “codificador de apps” por IA...
A Microsoft apresentou sua mais nova revolução na saúde: o MAI‑DxO (Microsoft AI Diagnostic Orchestrator), desenvolvido pela recém‑criada divisão de saúde sob o comando de Mustafa Suleyman. A ferramenta simula...
A Objective, empresa de tecnologia e inovação, anunciou nesta semana a aquisição da Eleflow, especializada em projetos de dados e inteligência artificial. Com a operação, de valor não revelado, a...