Compartilhe com sua comunidades

Quão rápido está o mundo.

“O tempo da pole position de hoje será o tempo do último colocado de amanhã.”

Eu escutei essa frase, em meados de 2000, quando entrevistava o então presidente da Sansuy, Dr. Takeshi Honda. Infelizmente falecido, ele foi um gênio que me inspirou a entender a dinâmica das mudanças através do tempo. E saber dirigir um negócio é como pilotar um carro.

A dirigibilidade é a capacidade de controlar e conduzir um carro ou uma empresa ao destino desejado. E, nesse tom de analogia, me valendo da presença ilustre na capa do Cláudio Rawicz, um grande comunicador que está à frente da Audi no Brasil, ouso provocar uma reflexão: qual é o nosso limite de velocidade? Qual é o seu?

Levando em consideração que estamos falando mesmo é da gestão de uma empresa, você tem clareza sobre seus pontos de partida e chegada?

Quando uma marca cria um veículo como o Audi e-tron, um modelo esportivo com dois motores elétricos, a engenharia precisa da comunicação para destacar e construir sua narrativa de valor.

Quem já viu a icônica foto do empreendedor Amaral Gurgel, em 1974, apresentando o carro elétrico ao Silvio Santos? Será que temos a capacidade de exercitar a escuta ativa?

Temos bons comunicadores para traduzir pontos relevantes da nossa engenharia? Ou, nas nossas empresas, estamos chamando maçaneta de puxador ao comunicar nossos serviços?

É bem verdade que a complexidade da maquinaria de carros e empresas nos leva a crer que, sozinhos, nada fazemos. A soma das competências qualifica o entregável do produto e transfere a percepção de valor que temos diante do mercado.

Fabricar o primeiro elétrico em série da marca deve ter sido um momento histórico para a Audi. Imagine o que não se passou desde a primeira ideia? Imagine agora que todos os vendedores de Audi do mundo precisam ter conhecimento sobre a tecnologia de um carro elétrico.

Percebe a necessidade de comunicar bem?

E um ponto essencial é a velocidade com que tudo isso precisa acontecer.

Ter um produto inovador não significa que será um sucesso. É preciso investir! Acelerar no tempo certo para otimizar o tempo e mudar rápido aquilo que está dando errado. A velocidade se tornou uma variável importante, por isso dados inteligentes ajudam empresas com alta performance. Quem protela em tempo de crise, perde clientes e o pódio.

Não atender o cliente no tempo dele é um dos pontos de troca de muitos de nós na internet. O fato é que estamos mais imediatistas, por isso investir em desempenho não é mais um luxo. Para muitos setores é uma necessidade essencial – que tem sido pouco valorizada pelas práticas organizacionais.

Para fechar essa analogia, queria citar um outro grande empresário, Mariano Gomide, da VTEX: “antes frear um maluco do que empurrar um burro”.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Descubra como CEOs podem transformar suas empresas com IA, dando um reboot organizacional e criando vantagem competitiva real....
Aprenda o mapa de branding que funciona no mundo real do ver ao fã. Construa marcas fortes com visão, valor e confiança....
Liderar é facilitar transformações e inspirar pessoas a voarem mais alto. Entenda o verdadeiro papel do líder na era humana da gestão....
Empresas também têm gerações, e cada uma enfrenta desafios únicos de transformação. Entenda como a maturidade organizacional influencia a inovação e descubra o caminho certo para evoluir com estratégia e...
Uma pesquisa global revela que os executivos brasileiros estão entre os mais insatisfeitos do mundo. Entenda por que, mesmo com bons salários e benefícios, a infelicidade persiste e o que...
A inteligência artificial está transformando o setor de consultoria. Descubra como médias empresas brasileiras podem se preparar para essa revolução e usar a IA como aliada estratégica no crescimento....