Compartilhe com sua comunidades

Quão rápido está o mundo.

“O tempo da pole position de hoje será o tempo do último colocado de amanhã.”

Eu escutei essa frase, em meados de 2000, quando entrevistava o então presidente da Sansuy, Dr. Takeshi Honda. Infelizmente falecido, ele foi um gênio que me inspirou a entender a dinâmica das mudanças através do tempo. E saber dirigir um negócio é como pilotar um carro.

A dirigibilidade é a capacidade de controlar e conduzir um carro ou uma empresa ao destino desejado. E, nesse tom de analogia, me valendo da presença ilustre na capa do Cláudio Rawicz, um grande comunicador que está à frente da Audi no Brasil, ouso provocar uma reflexão: qual é o nosso limite de velocidade? Qual é o seu?

Levando em consideração que estamos falando mesmo é da gestão de uma empresa, você tem clareza sobre seus pontos de partida e chegada?

Quando uma marca cria um veículo como o Audi e-tron, um modelo esportivo com dois motores elétricos, a engenharia precisa da comunicação para destacar e construir sua narrativa de valor.

Quem já viu a icônica foto do empreendedor Amaral Gurgel, em 1974, apresentando o carro elétrico ao Silvio Santos? Será que temos a capacidade de exercitar a escuta ativa?

Temos bons comunicadores para traduzir pontos relevantes da nossa engenharia? Ou, nas nossas empresas, estamos chamando maçaneta de puxador ao comunicar nossos serviços?

É bem verdade que a complexidade da maquinaria de carros e empresas nos leva a crer que, sozinhos, nada fazemos. A soma das competências qualifica o entregável do produto e transfere a percepção de valor que temos diante do mercado.

Fabricar o primeiro elétrico em série da marca deve ter sido um momento histórico para a Audi. Imagine o que não se passou desde a primeira ideia? Imagine agora que todos os vendedores de Audi do mundo precisam ter conhecimento sobre a tecnologia de um carro elétrico.

Percebe a necessidade de comunicar bem?

E um ponto essencial é a velocidade com que tudo isso precisa acontecer.

Ter um produto inovador não significa que será um sucesso. É preciso investir! Acelerar no tempo certo para otimizar o tempo e mudar rápido aquilo que está dando errado. A velocidade se tornou uma variável importante, por isso dados inteligentes ajudam empresas com alta performance. Quem protela em tempo de crise, perde clientes e o pódio.

Não atender o cliente no tempo dele é um dos pontos de troca de muitos de nós na internet. O fato é que estamos mais imediatistas, por isso investir em desempenho não é mais um luxo. Para muitos setores é uma necessidade essencial – que tem sido pouco valorizada pelas práticas organizacionais.

Para fechar essa analogia, queria citar um outro grande empresário, Mariano Gomide, da VTEX: “antes frear um maluco do que empurrar um burro”.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O mercado brasileiro de colchões movimentou aproximadamente R$ 15 bilhões em 2024, com projeção de crescimento de 4,5% em 2025 segundo dados da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões)....
“Never bet against Zuck”. O mantra do Vale do Silício nunca foi tão atual. Mark Zuckerberg, que controla mais de 60% do poder de voto da Meta, avaliada em quase...
Com fórmulas veganas e 100% naturais, a startup brasileira TAO DEO entra em operação com aporte de R$ 5 milhões dos próprios sócios e a meta ambiciosa de recuperar o...
Nesta terça-feira (15 de julho de 2025), Uber e Baidu anunciaram uma parceria estratégica para implantar milhares de veículos autônomos da Baidu, seus robôs-táxi Apollo Go, em mercados selecionados da...
Parceria com Brookfield garante energia hidrelétrica firme para data centers, reforçando compromisso de 24/7 com energia limpa e impulsionando expansão de US$ 25 bi....
A Apple anunciou nesta terça-feira (16/07/2025) um investimento de US$ 500 milhões na MP Materials, a única produtora integrada de terras raras dos EUA, focado em adquirir ímãs de neodímio-manâncio-boro...