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Empresas Brasileiras de Cosméticos em Foco para Aquisições Internacionais

Fundos internacionais estão atentos a um conjunto de fatores que posicionam o Brasil como um mercado atrativo para a compra de indústrias de cosméticos. Um dos principais fatores é a diferença cambial, mas há mais elementos em jogo. Se você está considerando vender sua indústria, é essencial conhecer os elementos que sustentam essa recomendação.

Notícias recentes refletem o crescente interesse de grupos de investimento no mercado brasileiro. Exemplos relacionados às empresas de produto acabado incluem:
“O grupo de investimento norte-americano Advent International adquiriu o controle da Skala Cosméticos, marca mineira líder em haircare no Brasil.”
“Natura vende marca australiana de luxo para L’Oréal em negócio de US$ 2,5 bilhões.”
“O grupo Hypera Pharma anunciou a aquisição da Simple Organic, marca de cosméticos naturais, orgânicos e veganos.”
“Hypera Pharma compra empresa de dermocosméticos Bioage.”
“Flora adquire empresa de cosméticos naturais Vyvedas .”
“A companhia farmacêutica CIMED anunciou nesta quarta-feira, 20 de dezembro/23, a compra da R2M, fabricante nacional de lenços umedecidos.”
A maturidade financeira das empresas é importante, mas os fundos de investimento buscam mais do que apenas avaliações financeiras e legais. Eles querem uma avaliação técnica dos processos, produtos e das equipes que compõem a empresa.
Também podemos observar outros movimentos que aconteceram no segmento brasileiro de ingredientes:
“Solvay anuncia a aquisição da Dhaymers”
“ Croda adquire empresa de tecnologias de encapsulação e delivery system”
“Hallstar adquire a brasileira Fortinbrás como parte de sua expansão global”
“ Tovani Benzaquen anuncia aquisição da Chemspecs”
“Givaudan acquires 48% of Nanovetores Group”
“Safic-Alcan adquire a Sarfam e consolida sua presença no Brasil”
“Boticário adquire TRUSS e avança na estratégia de construção do ecossistema de beleza”

O especialista Alberto Keidi Kurebayashi destaca a importância de uma análise detalhada ao ser procurado por grupos internacionais. “É crucial alinhar as demandas industriais com as expectativas de mercado e consumo. O Brasil possui muitas fábricas prontas para venda, mas pequenos detalhes podem afetar o valor da negociação”, comenta Kurebayashi.

Nem todas as empresas estão prontas para venda ou ainda estão aprimorando aspectos que podem valorizar o negócio. O especialista em dados Marco Marcelino enfatiza a importância de medir a taxa de ineficiência de uma indústria para melhor visibilidade dos processos produtivos. “É possível usar Internet das Coisas (IoT) para criar indicadores de desempenho, mas é fundamental considerar as pessoas e prever se a indústria enfrentará problemas de renovação em cinco anos”, alerta Marcelino.

O crescimento do mercado de cosméticos no Brasil é impulsionado pelo aumento do consumo, influenciadores digitais, redes sociais e o comércio eletrônico. Além disso, os pontos de venda físicos estão se transformando para atrair um público cada vez maior. A busca por vaidade, autoestima e cuidados pessoais está em alta.

No próximo mês, durante o maior evento da indústria de cosméticos, a FCE Cosmetique, os especialistas Marco Marcelino e Alberto Keidi Kurebayashi estarão presentes, acompanhados de empresários interessados em prospectar estas janelas de oportunidades que se abrem para o mercado internacional.

Gustavo Fleming Martins

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