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LinkedIn no Brasil: 75 Milhões de Usuários e Expansão em Soluções de IA

Mais de 60% da força de trabalho no País usa a rede; plataforma oferece novas tecnologias e amplia cursos gratuitos

O LinkedIn atingiu a marca de 75 milhões de usuários no Brasil, tornando-se o terceiro maior mercado da plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. A rede social profissional cresce a uma taxa média anual de 15%, com usuários distribuídos por todo o país, sendo mais da metade fora do eixo Rio-São Paulo.

Um destaque significativo é o aumento de 112% na presença de trabalhadores da “linha de frente”, que agora representam 47% dos usuários. Esta categoria inclui profissionais como 237 mil enfermeiros, 140 mil mecânicos, 106 mil garçons e garçonetes, e 25 mil maquiadores.

No Brasil, 65% dos usuários utilizam o LinkedIn para se candidatar a vagas de emprego, e para 27% é a principal ferramenta de busca. A rede também é usada para conexões profissionais e atualização sobre o mercado de trabalho. Conteúdos informativos no LinkedIn recebem o dobro de engajamento comparado a outros tipos de conteúdo. Nomes como o economista Ricardo Amorim e a atriz Taís Araújo figuram entre os Top Voices da rede.

O LinkedIn anunciou a disponibilização de 75 cursos gratuitos focados em desenvolvimento de carreira, comunicação, negócios e ferramentas digitais na plataforma LinkedIn Learning até dezembro. Esta iniciativa visa impulsionar a trajetória profissional dos usuários brasileiros.

A geração Z, que representa 40% dos perfis brasileiros, é o grupo que mais cresce na plataforma. Em 2010, esse número era de apenas 2,5%. No Brasil, a geração Z supera os Estados Unidos, onde representam 20% dos perfis. A geração X corresponde a 8,9% das contas. Entre os profissionais de hospitais e serviços de saúde, 38% pertencem a geração Z, seguidos por 37% no varejo e 36% no atendimento ao consumidor.

Josh Graff, managing director para as regiões EMEA e LATAM e vice-presidente do Enterprise Solutions Group do LinkedIn, observou que a geração Z utiliza a plataforma não apenas para buscar empregos, mas também para seguir líderes e aprimorar habilidades. Segundo Graff, há uma mudança nas expectativas de carreira, com maior disposição para mudanças de setor e funções visando ampliar experiências.

O LinkedIn planeja expandir o uso de inteligência artificial (IA) em suas soluções. No Brasil, a plataforma já oferece artigos colaborativos, sugestões de mensagens de perfil e diretas, com novas funcionalidades previstas para os próximos meses. Globalmente, 70% das sugestões geradas por IA são aproveitadas pelos usuários, e 90% dos profissionais relataram que a tecnologia facilitou a busca por empregos. Entre os recrutadores, 74% observaram economia de tempo em suas atividades.

Graff comentou sobre o impacto da IA no marketing, destacando que a tecnologia incentiva os profissionais a focarem nos fundamentos de seu trabalho, como a empatia pelo cliente e uma clara promessa de marca. Ele acredita que a IA generativa pode ajudar a retornar aos princípios básicos de qualquer profissão.

Gustavo Fleming Martins

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