Estudo do MIT Technology Review destaca as 20 companhias que se sobressaíram em inovação
O MIT Technology Review divulgou nesta sexta-feira, 5 de julho, a lista das 20 empresas mais inovadoras do Brasil. Em sua terceira edição, o estudo “Innovative Workplaces” avaliou a capacidade de inovação das companhias com base em gestão, marketing, processos e produtos.
Entre as empresas reconhecidas, destacam-se Generali, iFood e Vibra, que figuram na lista pelo terceiro ano consecutivo. Ambev, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Petrobras, SAS e Vivo foram mencionadas pela segunda vez. Empresas como Alelo, Grupo Boticário, Gerdau, Itaipu Binacional, Mobiup, NTT Data, Oxygea Ventures, Teleperformance, TIM e VLI são novidades na seleção.
A pesquisa revelou que o setor de tecnologia foi o mais representado, com seis empresas, seguido pelos segmentos de seguros, finanças e eletricidade. Não há classificação por ordem de desempenho entre as selecionadas.
Este ano, o número de inscrições atingiu 2 mil, o dobro do registrado em 2023. André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa, ressaltou que as empresas estão adotando uma visão mais estruturada sobre inovação, reconhecendo sua importância para manter a relevância no mercado.
Metodologia
As empresas foram avaliadas conforme seu segmento de atuação, tamanho e faixas de faturamento, conforme definido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A metodologia agrupou as organizações em categorias de inovação, considerando gestão, marketing, processos e produtos. Executivos das empresas participaram de entrevistas durante a seleção.
As notas finais das empresas variaram de 1 a 5 em diversas categorias. Em “data decisioning”, a média foi de 4,08, um aumento de 0,06 em comparação a 2023. Em “diversidade”, a nota foi de 4,3 (+0,07). Para “gestão e cultura”, a média alcançou 4,49 (+0,08). “Open Innovation”, “processos”, “produtos e serviços” registraram médias de 4,18 (+0,03), 3,99 (+0,10) e 4,39 (+0,10), respectivamente. “Marketing e vendas” foi o único critério que apresentou uma leve queda, com média de 4,26, 0,01 ponto abaixo do ano passado.