Compartilhe com sua comunidades

As Empresas Mais Inovadoras do Brasil em 2024

Estudo do MIT Technology Review destaca as 20 companhias que se sobressaíram em inovação

O MIT Technology Review divulgou nesta sexta-feira, 5 de julho, a lista das 20 empresas mais inovadoras do Brasil. Em sua terceira edição, o estudo “Innovative Workplaces” avaliou a capacidade de inovação das companhias com base em gestão, marketing, processos e produtos.

Entre as empresas reconhecidas, destacam-se Generali, iFood e Vibra, que figuram na lista pelo terceiro ano consecutivo. Ambev, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Petrobras, SAS e Vivo foram mencionadas pela segunda vez. Empresas como Alelo, Grupo Boticário, Gerdau, Itaipu Binacional, Mobiup, NTT Data, Oxygea Ventures, Teleperformance, TIM e VLI são novidades na seleção.

A pesquisa revelou que o setor de tecnologia foi o mais representado, com seis empresas, seguido pelos segmentos de seguros, finanças e eletricidade. Não há classificação por ordem de desempenho entre as selecionadas.

Este ano, o número de inscrições atingiu 2 mil, o dobro do registrado em 2023. André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa, ressaltou que as empresas estão adotando uma visão mais estruturada sobre inovação, reconhecendo sua importância para manter a relevância no mercado.

Metodologia

As empresas foram avaliadas conforme seu segmento de atuação, tamanho e faixas de faturamento, conforme definido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A metodologia agrupou as organizações em categorias de inovação, considerando gestão, marketing, processos e produtos. Executivos das empresas participaram de entrevistas durante a seleção.

As notas finais das empresas variaram de 1 a 5 em diversas categorias. Em “data decisioning”, a média foi de 4,08, um aumento de 0,06 em comparação a 2023. Em “diversidade”, a nota foi de 4,3 (+0,07). Para “gestão e cultura”, a média alcançou 4,49 (+0,08). “Open Innovation”, “processos”, “produtos e serviços” registraram médias de 4,18 (+0,03), 3,99 (+0,10) e 4,39 (+0,10), respectivamente. “Marketing e vendas” foi o único critério que apresentou uma leve queda, com média de 4,26, 0,01 ponto abaixo do ano passado.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O mercado brasileiro de colchões movimentou aproximadamente R$ 15 bilhões em 2024, com projeção de crescimento de 4,5% em 2025 segundo dados da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões)....
“Never bet against Zuck”. O mantra do Vale do Silício nunca foi tão atual. Mark Zuckerberg, que controla mais de 60% do poder de voto da Meta, avaliada em quase...
Com fórmulas veganas e 100% naturais, a startup brasileira TAO DEO entra em operação com aporte de R$ 5 milhões dos próprios sócios e a meta ambiciosa de recuperar o...
Nesta terça-feira (15 de julho de 2025), Uber e Baidu anunciaram uma parceria estratégica para implantar milhares de veículos autônomos da Baidu, seus robôs-táxi Apollo Go, em mercados selecionados da...
Parceria com Brookfield garante energia hidrelétrica firme para data centers, reforçando compromisso de 24/7 com energia limpa e impulsionando expansão de US$ 25 bi....
A Apple anunciou nesta terça-feira (16/07/2025) um investimento de US$ 500 milhões na MP Materials, a única produtora integrada de terras raras dos EUA, focado em adquirir ímãs de neodímio-manâncio-boro...