Compartilhe com sua comunidades

Moove atrai mercado com IPO de R$ 10 bilhões e expande operações globais

Empresa busca captar recursos com investidores estrangeiros e locais.

A Moove, uma das maiores fabricantes de lubrificantes da América Latina, lançou seu IPO na Bolsa de Nova York, oferecendo 25 milhões de ações. A empresa visa captar cerca de R$ 10 bilhões em um valuation post money no meio da faixa indicativa de preço, estabelecida entre US$ 14,50 e US$ 17,50 por ação. A precificação oficial está prevista para o dia 9 de outubro. Este IPO marca o primeiro de uma companhia brasileira desde a oferta do Nubank em 2021.

A operação será majoritariamente secundária, com aproximadamente US$ 100 milhões levantados para pagar a aquisição da DIPI Holdings. Os US$ 300 milhões restantes serão provenientes da venda de ações da Cosan, que atualmente detém 70% do capital da Moove, e da CVC Capital Partners, com participação de 30%.

A Moove, que opera em mercados como América Latina, Estados Unidos e Europa, destacou que quase metade de sua receita já é em moeda forte. Nos primeiros seis meses de 2023, a empresa reportou receita de R$ 5,024 bilhões, uma queda de 1,6% em relação ao ano anterior, mas com um aumento de 9% no EBITDA, alcançando R$ 690,2 milhões. O lucro líquido do período foi de R$ 237,6 milhões, revertendo um prejuízo de R$ 58 milhões do ano anterior. Para o ano de 2023, a previsão é de uma receita total de R$ 10,07 bilhões, com EBITDA de R$ 1,2 bilhão e lucro líquido de R$ 266 milhões.

A oferta pública inicial da Moove destaca-se como parte da estratégia do Grupo Cosan para evidenciar o valor gerado na companhia ao longo dos anos, sendo a quarta empresa do grupo a ser listada em Bolsa. O roadshow da empresa, que começa hoje, já atraiu o interesse de investidores internacionais, com a operação sendo ancorada por grandes players estrangeiros.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....