Compartilhe com sua comunidades

Energia nuclear ganha espaço no avanço da inteligência artificial

Gigantes da tecnologia adotam energia nuclear para suprir demanda crescente

A crescente demanda por recursos naturais para alimentar e refrigerar data centers e sistemas de inteligência artificial (IA) pressiona as gigantes de tecnologia a buscar alternativas energéticas. O uso intensivo de eletricidade e água tem sido um dos principais desafios enfrentados, e a energia nuclear surge como uma solução viável para garantir o fornecimento estável e atender às metas de baixa emissão de carbono do setor.

A previsão da Agência Internacional de Energia indica que a demanda global de eletricidade para data centers, IA e criptomoedas pode dobrar até 2026. Diante dessa perspectiva, a energia nuclear, reconhecida por sua constância e baixo impacto ambiental, se torna uma opção estratégica. Jonathan Hinze, presidente da UxC, destaca a adequação dessa fonte energética para manter a estabilidade das operações tecnológicas.

A Microsoft foi uma das primeiras empresas a adotar essa solução. A empresa fechou um contrato de 20 anos para adquirir energia da usina nuclear de Three Mile Island, inativa desde 1979, marcando o início de uma nova era no uso de energia nuclear por big techs. Segundo Joe Dominguez, CEO da Constellation, a energia nuclear é a única fonte capaz de fornecer a confiabilidade e a capacidade necessárias para atender à crescente demanda das empresas de tecnologia.

No entanto, desafios regulatórios e logísticos, como o reativamento de usinas “aposentadas” e o fornecimento de combustível nuclear, são obstáculos a serem superados. Kate Fowler, da Marsh, consultoria de riscos energéticos, ressalta que este é um caminho inexplorado, e as empresas podem enfrentar imprevistos ao longo do processo.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...