Compartilhe com sua comunidades

Aviação comercial emite 1 bilhão de toneladas de CO2, o que representa 2% das emissões globais

Tecnologia pode reduzir emissões, mas enfrenta barreiras de custo e energia

A aviação comercial consome cerca de 380 bilhões de litros de combustível por ano, resultando na emissão de 1 bilhão de toneladas de CO2, o que representa 2% das emissões globais. Os combustíveis de aviação sustentáveis (SAFs) são vistos como uma solução promissora, mas ainda enfrentam obstáculos para produção em larga escala e custos elevados.

A Twelve, startup californiana que levantou US$ 645 milhões, desenvolveu um processo químico que utiliza o gás carbônico da atmosfera para produzir combustível sintético com até 90% menos emissões de carbono. Esse combustível, denominado E-Jet, depende de eletricidade limpa e barata para ser competitivo e sustentável. A primeira unidade de produção será instalada em Washington.

Outras empresas também estão avançando. A Brookfield Asset Management investiu US$ 200 milhões na Infinium, que está construindo uma fábrica de eFuel no Texas. Essa tecnologia, baseada na eletrólise com energia renovável, pode abastecer não só aviões, mas também caminhões e navios.

No Brasil, os esforços em SAF se concentram em biocombustíveis, porém a produção ainda não alcançou escala comercial. A nova legislação prevê que, a partir de 2027, 1% dos combustíveis de aviação deverá ser sustentável, subindo para 10% até 2037. O custo elevado dos SAFs, três vezes maior que o do querosene de aviação, continua sendo um obstáculo, mesmo com subsídios aplicados nos EUA e na União Europeia.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...