Compartilhe com sua comunidades

Experian adquire ClearSale por R$ 2,065 bilhões, reforçando domínio no Brasil

Compra inclui prêmio de 23,5% sobre ações e oferece múltiplas opções de pagamento

A Experian fechou a compra da ClearSale, empresa especializada em ferramentas antifraude, por R$ 2,065 bilhões. A oferta foi de R$ 10,56 por ação, representando um prêmio de 23,5% em relação ao preço de mercado, e mais de 100% sobre o valor das ações no início das negociações em março de 2024. A transação marca a retirada da ClearSale da Bolsa, apenas três anos após seu IPO, quando a empresa havia alcançado um valuation de R$ 4,7 bilhões.

Os acionistas da ClearSale terão três opções de recebimento: 100% em dinheiro; 100% em BDRs da Experian; ou uma combinação de 95% em dinheiro e 5% em BDRs, com a possibilidade de um earnout de até R$ 1,25 por ação, condicionado a metas contratuais. Caso o fundador da ClearSale, Pedro Chiamulera, opte por receber 100% em BDRs, ele se tornará o maior acionista pessoa física da Experian, empresa avaliada em mais de US$ 35 bilhões.

Além do pagamento pelas ações, Chiamulera receberá R$ 100 milhões por um acordo de non-compete de cinco anos e prestará consultoria para facilitar a integração dos negócios. A ClearSale, que atende grandes players de e-commerce e instituições financeiras no Brasil, complementa as operações da Experian, líder no mercado de análise de crédito, com uma participação superior a 60% através da Serasa Experian.

A transação envolve renomadas assessorias financeiras e jurídicas, com a ClearSale sendo assessorada pelo BTG Pactual e Itaú BBA, enquanto a Experian foi assessorada pelo Bank of America.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O crescimento do setor têxtil global é impulsionado por automação, sustentabilidade e novos materiais. Mercado deve alcançar R$11,2 trilhões em 2025....
Falar sobre dinheiro pode soar frio, mas quando olhamos para o trabalho da Forbes entendemos que a fortuna é apenas a superfície de histórias muito maiores. A nova edição da...
Na noite do lançamento da SP2B, em São Paulo, 240 pessoas se reuniram no SP Hall. O clima era de expectativa, como quem assiste ao nascer de uma estrela. De...
O e-commerce no Brasil não é um ringue de dois. É uma corrida com pelotão denso e pista longa. O Mercado Livre lidera com 13% de participação. A Shopee vem...
Jensen Huang não é qualquer figurinha carimbada do Vale do Silício. Ele é o fundador e CEO da NVIDIA, a empresa que abastece o motor da inteligência artificial moderna. Suas...
A Volkswagen do Brasil está ampliando sua aposta na produção nacional como pilar de competitividade, inovação e geração de valor. Com investimento de R$ 20 bilhões programado para a América...