Compartilhe com sua comunidades

Mercado Livre avalia aquisição da Linx para expandir atuação no varejo

O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de ecommerce da América Latina, entrou no processo de avaliação para adquirir a Linx, empresa especializada em software de gestão para o varejo. A Stone, que detém a Linx, colocou a companhia à venda e espera propostas não-vinculantes até o final de outubro. A transação envolve a participação de outros interessados, como GIC, Advent, Constellation e dois players internacionais, sem presença na América Latina.

A aquisição pode ser estratégica para o Mercado Livre, principalmente em função do recente lançamento de um software de gestão pelo Mercado Pago, braço financeiro da empresa. A solução é voltada para pequenas e médias empresas, e a integração com a Linx poderia acelerar esse segmento, unificando a gestão de vendas e estoque em canais físicos e digitais.

O pitchbook preparado pelo JP Morgan, assessor da venda junto ao Morgan Stanley, projeta um EBITDA superior a R$ 300 milhões para a Linx em 2023, frente aos R$ 244 milhões do ano anterior. A Stone busca um valuation em torno de R$ 4,5 bilhões, com base em um múltiplo de 15x EBITDA. A Totvs, que poderia ser um concorrente natural, ainda não entrou oficialmente na disputa, embora haja especulações de que possa se envolver nos estágios finais.

O processo atraiu empresas de diferentes segmentos, indicando o interesse crescente no mercado de software para o varejo. Além da robustez do setor, a integração de soluções digitais que otimizem operações omnichannel tem se mostrado um fator chave para players do mercado.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O crescimento do setor têxtil global é impulsionado por automação, sustentabilidade e novos materiais. Mercado deve alcançar R$11,2 trilhões em 2025....
Falar sobre dinheiro pode soar frio, mas quando olhamos para o trabalho da Forbes entendemos que a fortuna é apenas a superfície de histórias muito maiores. A nova edição da...
Na noite do lançamento da SP2B, em São Paulo, 240 pessoas se reuniram no SP Hall. O clima era de expectativa, como quem assiste ao nascer de uma estrela. De...
O e-commerce no Brasil não é um ringue de dois. É uma corrida com pelotão denso e pista longa. O Mercado Livre lidera com 13% de participação. A Shopee vem...
Jensen Huang não é qualquer figurinha carimbada do Vale do Silício. Ele é o fundador e CEO da NVIDIA, a empresa que abastece o motor da inteligência artificial moderna. Suas...
A Volkswagen do Brasil está ampliando sua aposta na produção nacional como pilar de competitividade, inovação e geração de valor. Com investimento de R$ 20 bilhões programado para a América...