Compartilhe com sua comunidades

Mercado Livre avalia aquisição da Linx para expandir atuação no varejo

O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de ecommerce da América Latina, entrou no processo de avaliação para adquirir a Linx, empresa especializada em software de gestão para o varejo. A Stone, que detém a Linx, colocou a companhia à venda e espera propostas não-vinculantes até o final de outubro. A transação envolve a participação de outros interessados, como GIC, Advent, Constellation e dois players internacionais, sem presença na América Latina.

A aquisição pode ser estratégica para o Mercado Livre, principalmente em função do recente lançamento de um software de gestão pelo Mercado Pago, braço financeiro da empresa. A solução é voltada para pequenas e médias empresas, e a integração com a Linx poderia acelerar esse segmento, unificando a gestão de vendas e estoque em canais físicos e digitais.

O pitchbook preparado pelo JP Morgan, assessor da venda junto ao Morgan Stanley, projeta um EBITDA superior a R$ 300 milhões para a Linx em 2023, frente aos R$ 244 milhões do ano anterior. A Stone busca um valuation em torno de R$ 4,5 bilhões, com base em um múltiplo de 15x EBITDA. A Totvs, que poderia ser um concorrente natural, ainda não entrou oficialmente na disputa, embora haja especulações de que possa se envolver nos estágios finais.

O processo atraiu empresas de diferentes segmentos, indicando o interesse crescente no mercado de software para o varejo. Além da robustez do setor, a integração de soluções digitais que otimizem operações omnichannel tem se mostrado um fator chave para players do mercado.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...