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Caminhão modular da CMPC redefine eficiência logística no transporte de madeira

Projeto reduz custos e otimiza operações em rodovias no sul do Brasil

A CMPC, grupo chileno atuante nos setores de papel, celulose e energia, implantou uma solução logística que promete transformar o transporte de madeira no Brasil. O caminhão modular, desenvolvido em parceria com a JSL, tem potencial para ampliar a eficiência operacional em 20% e reduzir custos logísticos significativamente.

Diariamente, cerca de 450 caminhões transportam madeira dos hortos florestais da empresa no Rio Grande do Sul para sua unidade industrial em Guaíba. A maior parte dessa frota transita pela BR-290, uma via que impõe restrições à circulação de veículos com mais de 19,80 metros durante a noite, exigindo licenças especiais. Para contornar essas limitações, o modelo modular foi projetado com três configurações possíveis: bitrem, tritrem e carreta simples.

Nos três primeiros meses de operação em projeto-piloto, o caminhão modular registrou impacto direto nos custos e na eficiência. A capacidade de carga 37% maior reduziu a necessidade de veículos adicionais em rotas noturnas. Apenas 125 viagens realizadas pelo novo modelo evitaram 37 deslocamentos extras de outros caminhões, economizando 7.200 litros de diesel no período.

O diretor-geral de celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda, destaca que a flexibilidade do veículo contribui para economias em pneus, combustível e na redução do desgaste mecânico da frota. O modelo modular também permite um fluxo de transporte mais consistente, ajustando-se às demandas e restrições das estradas em diferentes horários.

O projeto, que começou com um único caminhão, será ampliado para 30 unidades nos próximos quatro meses, dependendo do ritmo de produção da JSL. Com os resultados iniciais positivos, a expectativa é de que outras empresas adotem a tecnologia, promovendo um impacto amplo na logística brasileira e reduzindo a pegada ambiental do transporte rodoviário.

Segundo a CMPC, o uso do caminhão modular não apenas aumenta a competitividade, mas também demonstra que inovações podem alinhar eficiência operacional com sustentabilidade e segurança rodoviária.

Gustavo Fleming Martins

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