Compartilhe com sua comunidades

Archer Aviation levanta US$ 430 milhões e avança no mercado de eVTOLs

Startup amplia capital e firma parceria estratégica para aeronaves híbridas militares

A Archer Aviation, especializada no desenvolvimento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), anunciou um novo aporte de US$ 430 milhões. O investimento foi liderado pela Stellantis, que já havia participado de rodadas anteriores, com apoio de investidores como United Airlines, Wellington Management e 2PointZero, dos Emirados Árabes Unidos. Com esse novo capital, a startup americana, fundada em 2020, alcança um total de US$ 2 bilhões captados e está avaliada em US$ 3,1 bilhões.

Parte dos recursos será destinada à parceria com a empresa de defesa Anduril para desenvolver uma aeronave híbrida militar eVTOL. O projeto busca integrar-se a programas de aquisição do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, acelerando o desenvolvimento por meio da cadeia de suprimentos da Anduril.

Além desse projeto, a Archer mantém o desenvolvimento de um eVTOL civil de cinco lugares e, no terceiro trimestre de 2024, registrou caixa de US$ 502 milhões, posicionando-se como uma das startups com maior liquidez no setor. A empresa declarou que não precisará de novos aportes no curto prazo.

Desde sua fundação, a Archer Aviation busca consolidar-se como referência no setor de eVTOLs, competindo com empresas como a americana Joby Aviation, que captou US$ 500 milhões com a Toyota, e a brasileira Eve, spin-off da Embraer, que obteve R$ 700 milhões em financiamentos para ampliar sua capacidade de produção e desenvolvimento no Brasil.

Na Bolsa de Nova York, as ações da Archer, que abriram capital via SPAC em 2021, acumulam alta de 20,1% em 2024, mesmo com oscilações no curto prazo. Cotadas a US$ 7,38, refletem o otimismo de investidores quanto ao futuro do mercado de aeronaves elétricas.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...
Se antes o objetivo era aparecer entre um vídeo e outro no Instagram, agora as marcas querem ser o próprio conteúdo. Em uma virada estratégica, empresas como Starbucks, LVMH e...
Em menos de dois anos, empresa saiu do zero para US$ 50 milhões de receita anual e atrai investidores como Accel e 20VC com seu “codificador de apps” por IA...