Compartilhe com sua comunidades

Jeitto expande atuação e aposta no crédito consignado privado

Aquisição da Pilla fortalece estratégia de crescimento no setor

O Jeitto, fintech de microcrédito voltada às classes C, D e E, adquiriu a Pilla, especializada em crédito consignado privado. O negócio envolveu pagamento em dinheiro e troca de ações, sem valores divulgados. Os fundadores da Pilla, Henrique Soares e Renatto Machado, permanecerão na operação como diretores do Jeitto.

A Pilla foi criada em 2021 como uma consultoria financeira para funcionários de empresas e evoluiu para a concessão de crédito por meio da antecipação salarial, descontada diretamente na folha de pagamento. Atualmente, atende 75 mil colaboradores de 40 empresas, incluindo grandes corporações como a RD Saúde. Com a integração ao Jeitto, a expectativa é ampliar o apetite ao risco e expandir sua atuação no mercado.

O Jeitto vê potencial no crédito consignado privado, setor que pode crescer vinte vezes nos próximos anos com a implementação do eConsignado, plataforma do Governo Federal que conectará dados bancários ao sistema eSocial. A comparação com o setor público, que tem menor número de funcionários e volume significativamente maior de crédito concedido, reforça a projeção de expansão.

Fundado em 2014, o Jeitto utiliza mais de 800 variáveis, incluindo inteligência artificial, para avaliar clientes e conceder empréstimos entre R$ 50 e R$ 3.000. Seu modelo de negócios prioriza a evolução gradual do crédito, baseada no histórico de pagamento. Em 2024, a fintech registrou um crescimento de 82% e faturamento de R$ 800 milhões.

A empresa previa alcançar R$ 1,1 bilhão em receita no ano passado, mas desacelerou diante da alta da Selic. O foco passou a ser a rentabilidade, atingindo o breakeven no fim do ano. Desde sua criação, recebeu dois aportes: um do Banco Master, em 2019, e outro de R$ 15 milhões na rodada Série A, liderada pela Rise Ventures, em 2022. Agora, busca uma rodada Série B de R$ 200 milhões, para a qual contratou o BTG como assessor financeiro.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....