Malu Sevieri

Conhecimento e informação se tornam matéria prima

Conhecimento e informação se tornam matéria prima

A acentuada competição entre países, empresas e serviços tem feito com que os métodos de desenvolvimento dos negócios sejam adaptados a uma nova realidade, onde o poder de concorrência de uma corporação depende de sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz.

Estratégias de monitoramento e análise mercadológica, valorização do ambiente interno e educação corporativa são passos fundamentais para as empresas (independente de porte e tamanho) que desejam crescer de forma sustentável, ou mesmo se manterem em posição de liderança.

Tal realidade abre um campo de trabalho sem precedentes para a Inteligência Competitiva, um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa. Esta se concentra nas perspectivas atuais e potenciais quanto a pontos fortes, fracos e nas atividades de organizações que tenham produtos ou serviços similares dentro de um setor da economia.
 

O apoio da Inteligência Competitiva nas organizações municia os executivos a enxergarem questões de alta relevância estratégica, tais como possibilidades de novos negócios e comercialização e ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.
 

No Brasil, ainda são poucos os profissionais que estudam Inteligência Competitiva. Segundo a International Association for Intelligence Education
(IAFIE), Associação dos Analistas de Inteligência Competitiva nos EUA, faltam professores de Inteligência no mundo.

 

Com 13 anos de sólida atuação, a Plugar Informações Estratégicas, empresa de Consultoria e Tecnologia para Inteligência Competitiva e temas relacionados à inteligência e monitoramento de mercado, oferece consultoria, processos de monitoramento de ambiente de competição, metodologias de prospecção de mercado, tecnologias de suporte e treinamento em Inteligência Competitiva.

Através de workshops de iniciação, sensibilização e entrevistas com os principais executivos, a Plugar contribui para a identificação dos principais
objetivos e do melhor modelo de implantação de um processo de IC levando em consideração cultura, valores, história, dentre outras características relevantes da organização.

Janeiro 2025

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.