Compartilhe com sua comunidades

Convergência de mídias alterou o comportamento das pessoas

Convergência de mídias alterou o comportamento das pessoas, revela estudo

 

Um novo estudo realizado pela Ipsos, principal empresa de pesquisa “survey based” no mundo, mostra que a convergência das mídias vem alterando o comportamento das pessoas em relação ao consumo de informação e entretenimento. “A tecnologia proporciona novas formas de acesso às mídias, oferece mais opções de interação e de mobilidade. Os jornais e as revistas, as emissoras de TV e o rádio hoje já produzem conteúdo direcionado aos internautas, principalmente notícias rápidas, sobre os últimos acontecimentos”, explica Mauricio Duarte, Diretor da Ipsos Marplan Media CT.
 

 

É o caso, por exemplo, da televisão. Essa nova era tecnológica faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir pra casa.

Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através do seu celular ou em muitos casos acessam o conteúdo do canal desejado na internet. A base de dados dos Estudos Marplan/ EGM mostra que, entre os que têm telefone celular, 8% têm a função de acesso a programação de TV ao vivo pelo celular.
Destas pessoas 3,65% desfrutam da função.

 

O gráfico abaixo traça uma relação da idade e da classe social com o tipo de mídia utilizada: Sem dúvida, o maior impactado pela convergência digital é o público jovem. Hoje, a maior afinidade deles é com canais interativos, como games online e rádios virtuais (veja gráfico que aponta as afinidades dos jovens).

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...