Convergência de mídias alterou o comportamento das pessoas, revela estudo
Um novo estudo realizado pela Ipsos, principal empresa de pesquisa “survey based” no mundo, mostra que a convergência das mídias vem alterando o comportamento das pessoas em relação ao consumo de informação e entretenimento. “A tecnologia proporciona novas formas de acesso às mídias, oferece mais opções de interação e de mobilidade. Os jornais e as revistas, as emissoras de TV e o rádio hoje já produzem conteúdo direcionado aos internautas, principalmente notícias rápidas, sobre os últimos acontecimentos”, explica Mauricio Duarte, Diretor da Ipsos Marplan Media CT.
É o caso, por exemplo, da televisão. Essa nova era tecnológica faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir pra casa.
Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através do seu celular ou em muitos casos acessam o conteúdo do canal desejado na internet. A base de dados dos Estudos Marplan/ EGM mostra que, entre os que têm telefone celular, 8% têm a função de acesso a programação de TV ao vivo pelo celular.
Destas pessoas 3,65% desfrutam da função.
O gráfico abaixo traça uma relação da idade e da classe social com o tipo de mídia utilizada: Sem dúvida, o maior impactado pela convergência digital é o público jovem. Hoje, a maior afinidade deles é com canais interativos, como games online e rádios virtuais (veja gráfico que aponta as afinidades dos jovens).