Malu Sevieri

Criata adquire a 1ª Durst Kappa 180 do Brasil

Criata adquire a 1ª Durst Kappa 180 do Brasil

 

 

A Criata, empresa sediada em Belo Horizonte especializada no segmento de impressão digital em tecidos, tornou-se a primeira empresa no Brasil a investir em um sistema de impressão digital inkjet Durst Kappa 180. O equipamento, lançado no início do ano no mercado nacional, oferece a mesma robustez e qualidade de cores que consagraram a Durst no segmento de comunicação visual também para o segmento de impressão têxtil.

 

Segundo Evando Abreu, diretor da Criata, a impressão digital oferece várias vantagens em relação aos métodos tradicionais. De acordo com ele, os processos digitais são sustentáveis e não-poluentes, usam tinta a base d’água e atendem a demandas de baixas tiragens, tendências do mercado têxtil moderno. Os equipamentos antigos da empresa produziam cerca de 40 m2/hora, enquanto a Kappa 180 produz cerca de 600 m2/hora.

 

Um dos principais diferenciais da Kappa 180 é sua estrutura, já que todas as peças são produzidas pela Durst, incluindo o carro de impressão. O equipamento possui sistema de entrada de mídia totalmente automatizado e pode trabalhar com mídias têxteis de até 195 cm de largura. Além disso, a esteira está ligada ao sistema de limpeza da máquina, o que assegura produtividade ao mesmo tempo em que encurta o tempo de ajuste entre as trocas de trabalho. Já a unidade de secagem (drying unit) é alimentada por vapor, gás e eletricidade.

 

Outro destaque é a tecnologia de seu quadro de impressão – chamada QuadroZ, o mesmo que equipa os demais modelos da série Durst, porém, numa versão adaptada à produção de tecidos e apta a produzir com as tintas Kappa Inks, desenvolvida no centro de pesquisa Durst em Lienz, Áustria, e que oferecem padrão oito cores (CMYK mais os padrões especiais azul, vermelho, laranja e cinza) com possibilidade de ajustes finos de densidade, permitindo a ampliação do gamut tonal e que as mais difíceis tonalidades sejam reproduzidas.

 

A resolução máxima atingida é de 1056×600 dpi, e o tamanho dos pontos pode variar de 7 a 21 picolitros, dependendo da necessidade de qualidade e definição requerida.

Janeiro 2025

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.