Compartilhe com sua comunidades

Denim com Tencel é mostrado no CanatibaLAB Inverno 2014

Denim com Tencel é mostrado no CanatibaLAB Inverno 2014

 

 

A Lenzing Fibers, empresa austríaca produtora das fibras celulósicas Tencel® e Lenzing Modal®, é uma das parceiras da Canatiba Denim Industry na produção de denims sustentáveis. O resultado da união entre as duas empresas pôde ser conferido durante o “Canatiba LAB Inverno 2014”, que aconteceu no último dia 8 no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

 

Segundo estimativas do mercado, cerca de 800 milhões de peças de jeanswear são produzidas anualmente em todo o mundo. O uso de Tencel® – marca da fibra lyocell da Lenzing Fibers® – na composição do denim é a alternativa para um jeanswear sustentável devido às características da fibra e à sua produção limpa.

 

As características proporcionadas pela combinação do algodão com Tencel® resultam em um denim premium, com alto valor agregado. Isto ocorre graças às características da fibra, produzida a partir de celulose de polpa de madeira (eucalipto), que é macia como a seda, resistente como o poliéster e é mais absorvente do que o algodão. Esta alta capacidade de absorção de umidade do Tencel® contribui para manter estável a temperatura do corpo e confere ao tecido uma propriedade antibacteriana natural: a umidade do suor ou do meio ambiente é transportada para fora da roupa, impedindo a proliferação de bactérias de forma natural.

 

A tenacidade é outra característica que a fibra confere ao denim elaborado com Tencel®, garantindo alta resistência aos mais agressivos processos de lavanderia e beneficiamento. Os processos de acabamento do denim normalmente são agressivos ao meio ambiente e pesquisas mostram que o uso do Tencel® no denim reduz em até 45% o consumo de água utilizada no processo e em até 35% a utilização de produtos químicos.

 

Outro importante atributo da mistura de Tencel® ao algodão no denim é a sua qualidade de controle térmico, que contribui para uma sensação de frescor durante todo o dia, mesmo em temperaturas elevadas ou após esforço físico intenso. Este conforto térmico proporciona que a fibra seja fresca no calor e aqueça no frio, adaptando-se às condições climáticas de cada momento.

 

A tecnologia para misturar Tencel® ao denim começou a ser desenvolvida no início da década de 1990 e foi aprimorada ao longo dos anos, posicionando hoje o denim com Tencel® como um dos produtos com maior valor agregado do segmento em todo o mundo. As propriedades da fibra aliadas ao denim resultam na união perfeita entre duas fibras: Tencel® e algodão.

 

Os processos de industrialização do denim com Tencel® incluem a utilização de insumos químicos de alta qualidade, que reduzem a quantidade de água, além do reaproveitamento da mesma, e reduzem também a emissão de gases (CO2), otimizando o processo e possibilitando ainda uma significativa economia de energia. A redução do consumo de água e a redução do uso de energia durante o processo de produção dos denims são consideradas hoje dois dos mais importantes pilares para uma indústria realmente sustentável. 

 

A fibra Tencel® está presente em peças jeanswear de diversas grifes como Diesel, Helmut Lang, Lee, G-Star Raw, Lacoste, Miss Sixty, Rag&bone, Bebe, AG- Adriano Goldschmied, Marc Jacobs, Salsa, Esprit, Escada, Gas e em rede de lojas ao redor do mundo como Zara, Marks&Spencer, H&M, Selfridges, Harvey Nichols, Acne, Liberty London, Maison Scotch, Neiman Marcus e Saks Fifth Avenue, entre outras. 

 

No Brasil, a Canatiba Denim Industry desenvolve duas linhas de denims com Tencel®: Hi-Comfort® – composta por denims de alto conforto com todos os diferenciais da fibra – e Canatiba MaxSkin®, uma linha de denims leves, ultramacios e refinados. A Canatiba é a única empresa no Brasil a oferecer denims com Tencel® e conta com 45 produtos com as fibras da Lenzing Fibers em sua coleção atual.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....
Ben Goertzel revela no Web Summit por que a corrida rumo à AGI já começou. Uma visão clara sobre riscos, futuro e a criação de uma inteligência descentralizada....