Malu Sevieri

Femicc 2013 apresenta novidades do setor coureiro-calçadista

Femicc 2013 apresenta as novidades do setor coureiro-calçadista no Nordeste

 

Em resposta ao forte e positivo desempenho do mercado coureiro-calçadista do Nordeste, a Femicc – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro Calçadista estreia no calendário brasileiro de feiras em 2013. Realizada de 20 a 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), a feira pretende unir expositores do setor e fabricantes dos segmentos de acabamentos em couro, componentes para calçados e artefatos, embalados e solados. O evento é organizado e promovido pela FCEM – Feiras e Congressos. 

 

A indústria coureiro-calçadista brasileira vive uma trajetória crescente, tanto em relação ao consumo interno quanto às exportações de seus produtos. No Brasil, os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo se destacam como polos de produção, principalmente para exportação. Outros estados também aparecem na produção para consumo interno, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. Mas Ceará e Bahia são os estados que mais vêm se destacando por incorporarem várias empresas ou filiais de fábricas, na sua maioria gaúchas. Este destaque se deve à mão de obra menos onerosa e aos incentivos fiscais. Em 2010, o Ceará foi o maior exportador calçadista do Brasil em número de pares e o segundo maior exportador do Brasil em valores.

 

Mas o sucesso do setor coureiro-calçadista brasileiro se deve também à aposta na sustentabilidade, inovação e design, elevando sua base exportadora, aumentando o valor agregado dos produtos e fazendo frente aos concorrentes internacionais. Mesmo com tanto sucesso, o setor ainda busca alternativas que compensem o custo elevado da produção. Quanto mais o setor desenvolver seu produto com diferencial e conceito próprios, mais o produto oferecerá valor agregado, criando na mente do comprador e do consumidor um diferencial positivo para o calçado brasileiro.

 

Segundo dados do setor, de 2007 a 2012 a China aumentou sua distância em relação à Itália, como maior fabricante mundial de calçados, com crescimento médio anual de 7,5%, enquanto os italianos tiveram queda anual de 3,5%. No período, o Brasil teve incremento médio de 2,3% e a Indonésia de 4,8%. As exportações brasileiras têm como maior comprador os Estados Unidos, mas não podemos deixar de lembrar dos compradores do outro lado do Atlântico, já que, mesmo com a crise europeia, o produto nacional teve boa aceitação entre os franceses. O motivo foi o aumento na procura por sandálias femininas. 

 

A “Femicc 2013” contará também com o workshop “Perspectivas e inovação no calçado brasileiro” realizado pelo IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos. As palestras acontecem no dia 21 de agosto.

Dezembro 2024

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