Compartilhe com sua comunidades

Lançamento de embalagens dispara no mundo

Lançamento de embalagens dispara no mundo, segundo levantamento do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM

 

Pesquisa do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM mostrou que 3.307 embalagens foram lançadas no Brasil no primeiro trimestre de 2012, contra 2.849 lançadas no mesmo período em 2011, com um acréscimo de 458. Esse valor equivale a um aumento de 16,1%. Depois de sofrer uma queda de 2,92% em 2011 os lançamentos no Brasil voltam a crescer, indicando que o ano começou de forma mais ativa, com as empresas colocando seus lançamentos na rua de forma mais intensa.

 

O crescimento no Brasil ficou em nível acima do global. Segundo o Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM houve acréscimo de 10.438 unidades no lançamento de embalagens no mundo, comparando o primeiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2012. Esse valor corresponde a um acréscimo de 15,9% no lançamento de embalagens. O resultado mostra a dinâmica de marketing dos segmentos de consumo das embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e cosméticos, limpeza e pet food.

 

A pesquisa mostrou que 2012 começou de forma positiva no que se refere aos lançamentos de embalagem. “Isto indica que uma dinâmica de marketing mais forte vem sendo implementada pelas empresas que estão tirando seus lançamentos das gavetas e colocando novas embalagens no mercado”, explica o Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.

Os lançamentos expressam essa dinâmica de marketing das empresas demonstram que as empresas estão otimistas depois de terem tido um ano negativo em termos de lançamentos em 2011.

 

O grande destaque do ano na pesquisa do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM foi o esmalte para unhas, que superou biscoitos doces nos lançamentos mundiais assumindo a terceira posição no ranking (logo atrás de”Maquiagem para os Lábios e “Cuidados Faciais”), mostrando que este produto assumiu uma condição  “fashion” no mercado. As embalagens de refeições prontas cresceram 1,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A volta das refeições prontas ao Top Ten indica que esta categoria assumiu uma dinâmica de marketing mais agressiva em lançamentos de novas embalagens e ganhou força no mercado, especialmente os sanduiches prontos e alimentos prontos congelados.

 

Produtos para cabelo, que lideravam o ranking do Brasil, mantiveram sua posição como categoria líder em lançamentos de embalagens com 14,5%, confirmando a importância que tem os cabelos na apresentação pessoal dos brasileiros.

 

O Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking dos países que mais lançaram embalagens, e este ano deve ter impulso extra pelo ano eleitoral, que sempre traz novos investimentos que irrigam a economia. 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...