Mercado Promocional movimentou R$ 2,1 bilhões no Rio de Janeiro em 2012
Expectativa é um crescimento de 20% em relação a 2012, em que o setor movimentou R$40 bilhões no país, destes, R$2,1 bilhões na cidade
O Rio de Janeiro será a última cidade a sediar o Brazil Promotion Road Show, versão itinerante da maior feira de marketing promocional da América Latina, que acontece há onze anos na cidade de São Paulo. O evento, que este ano já passou por Campinas/SP e Belo Horizonte/MG, será realizado no Centro de Convenções SulAmérica e pretende reunir mais de 30 expositores da área de marketing promocional, que tem como objetivo levar novidades e lançamentos do setor e atrair profissionais do segmento e estudantes.
Apesar do clima de incerteza na economia ter feito de 2012 um ano de muito trabalho e concorrência acirrada no setor de marketing promocional, o segmento fechou com alta de dois dígitos ao ano e, para 2013, a expectativa é que o crescimento seja continuado. Segundo Tony Coelho, Diretor Regional da AMPRO Rio de Janeiro, o número de agências de São Paulo e do Brasil que chegam à cidade com suas sedes e estruturas em busca de espaço para trabalhar nos mundiais dos quais o Rio será sede ou terá papel importante vem aumentando. “Quem não se movimentar vendo as coisas acontecerem terá maiores problemas do que quem se preparar para o novo momento. Ou seja, o mercado carioca é a bola da vez do Live Marketing e estar aqui passa ser uma obrigação”, afirma.
Auli De Vitto, Diretor da Forma Promocional e da Brazil Promotion, cita que o Rio de Janeiro reúne empresas do setor petroquímico, laboratórios farmacêuticos e principais mineradores e siderúrgicas, além de ter se tornado o polo dos produtos culturais e de entretenimento mais importante do Brasil, recebendo também enormes investimentos de multinacionais que se instalam na região sudeste. “Por estas razões, não é viável pensar em uma feira de negócios sem considerar o Rio e sua importância econômica e cultural”, afirma Auli.