Compartilhe com sua comunidades

Mercado publicitário fatura R$ 47,9 bilhões e cresce em 2013

Mercado publicitário fatura R$ 47,9 bilhões e cresce 6,81% em 2013

 

 

O mercado publicitário brasileiro reagiu melhor em 2013 em relação ao ano anterior. O faturamento de R$ 47,9 bilhões significa elevação de 6,81% sobre 2012. Desse total, R$ 32,2 bilhões correspondem ao investimento bruto em mídia. Esses são os dados revelados pelo Projeto Inter-Meios, relatório de investimento em mídia no País coordenado pelo Grupo Meio & Mensagem em parceria com a auditoria PricewaterhouseCoopers.

 

"Considerando que em 2012 o crescimento foi 6%, os números atuais representam ligeiro acréscimo dos investimentos publicitários por parte dos anunciantes", analisa Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente executivo do Grupo Meio & Mensagem.

 

As emissoras de TV aberta, responsáveis por 66,5% do total investido em mídia no País, faturaram R$ 21,4 bilhões em 2013 – evolução de 9,8% sobre 2012. Já as TVs por assinatura ficaram com 18% a mais no caixa, atingindo R$ 1,5 bilhão. Mídia Exterior foi o meio com a variação positiva mais elevada: 21,82%, recebendo montante de R$ 1,1 bilhão.

 

Dentro desse segmento encontram-se empresas especializadas em outdoor, mobiliário urbano, mídia digital out-of-home, painel e móvel. O meio Rádio cresceu 10,45% no período, com faturamento de R$ 1,3 bilhão.

 

De acordo com o relatório, o meio Jornal apresentou queda de -3,76% ao faturar R$ 3,26 bilhões. Também foi negativo o desempenho do meio Revista, que caiu -7,55%, ficando com R$ 1,77 bilhão. Já Guias e Listas teve desempenho de -26,3% em relação ao ano passado, com total de R$ 200,3 milhões. Também apresentaram retração os meios Cinema (-2,12% e faturamento de R$ 103,4 milhões) e Internet (-5,61% e faturamento de R$ 1,43 bilhão).

 

De acordo com o vice-presidente executivo do Grupo Meio & Mensagem, para 2014 as previsões estão otimistas. "Projetamos um crescimento em torno de 9% para o período. Parte dos investimentos virá já no primeiro semestre, em virtude da realização da Copa do Mundo. Outro ponto favorável é que teremos eleições majoritárias e os governos Federal e Estaduais costumam concentrar seus principais investimentos nos primeiros seis meses do ano", explica Gomes.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Descubra como CEOs podem transformar suas empresas com IA, dando um reboot organizacional e criando vantagem competitiva real....
Aprenda o mapa de branding que funciona no mundo real do ver ao fã. Construa marcas fortes com visão, valor e confiança....
Liderar é facilitar transformações e inspirar pessoas a voarem mais alto. Entenda o verdadeiro papel do líder na era humana da gestão....
Empresas também têm gerações, e cada uma enfrenta desafios únicos de transformação. Entenda como a maturidade organizacional influencia a inovação e descubra o caminho certo para evoluir com estratégia e...
Uma pesquisa global revela que os executivos brasileiros estão entre os mais insatisfeitos do mundo. Entenda por que, mesmo com bons salários e benefícios, a infelicidade persiste e o que...
A inteligência artificial está transformando o setor de consultoria. Descubra como médias empresas brasileiras podem se preparar para essa revolução e usar a IA como aliada estratégica no crescimento....