Compartilhe com sua comunidades

Mercado publicitário fatura R$ 47,9 bilhões e cresce em 2013

Mercado publicitário fatura R$ 47,9 bilhões e cresce 6,81% em 2013

 

 

O mercado publicitário brasileiro reagiu melhor em 2013 em relação ao ano anterior. O faturamento de R$ 47,9 bilhões significa elevação de 6,81% sobre 2012. Desse total, R$ 32,2 bilhões correspondem ao investimento bruto em mídia. Esses são os dados revelados pelo Projeto Inter-Meios, relatório de investimento em mídia no País coordenado pelo Grupo Meio & Mensagem em parceria com a auditoria PricewaterhouseCoopers.

 

"Considerando que em 2012 o crescimento foi 6%, os números atuais representam ligeiro acréscimo dos investimentos publicitários por parte dos anunciantes", analisa Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente executivo do Grupo Meio & Mensagem.

 

As emissoras de TV aberta, responsáveis por 66,5% do total investido em mídia no País, faturaram R$ 21,4 bilhões em 2013 – evolução de 9,8% sobre 2012. Já as TVs por assinatura ficaram com 18% a mais no caixa, atingindo R$ 1,5 bilhão. Mídia Exterior foi o meio com a variação positiva mais elevada: 21,82%, recebendo montante de R$ 1,1 bilhão.

 

Dentro desse segmento encontram-se empresas especializadas em outdoor, mobiliário urbano, mídia digital out-of-home, painel e móvel. O meio Rádio cresceu 10,45% no período, com faturamento de R$ 1,3 bilhão.

 

De acordo com o relatório, o meio Jornal apresentou queda de -3,76% ao faturar R$ 3,26 bilhões. Também foi negativo o desempenho do meio Revista, que caiu -7,55%, ficando com R$ 1,77 bilhão. Já Guias e Listas teve desempenho de -26,3% em relação ao ano passado, com total de R$ 200,3 milhões. Também apresentaram retração os meios Cinema (-2,12% e faturamento de R$ 103,4 milhões) e Internet (-5,61% e faturamento de R$ 1,43 bilhão).

 

De acordo com o vice-presidente executivo do Grupo Meio & Mensagem, para 2014 as previsões estão otimistas. "Projetamos um crescimento em torno de 9% para o período. Parte dos investimentos virá já no primeiro semestre, em virtude da realização da Copa do Mundo. Outro ponto favorável é que teremos eleições majoritárias e os governos Federal e Estaduais costumam concentrar seus principais investimentos nos primeiros seis meses do ano", explica Gomes.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....