Natura lança linha de produtos em embalagens ecológicas
A Natura anunciou o lançamento de sua linha Natura Sou, focando em sustentabilidade e em um novo conceito com o tema “Para que você precisa do que não precisa?”. As embalagens e fórmulas dos produtos foram criadas com o objetivo de ter o menor impacto ambiental possível.
Todas as embalagens da linha são stand-up pouches (bolsas plásticas que ficam em pé) de 200 ml. A empresa diz que os recipientes usam 70% menos plástico em sua produção do que embalagens rígidas com o mesmo volume. As embalagens foram produzidas em formato de gota, com o objetivo de mostrar que todo o conteúdo pode ser extraído.
“A embalagem flexível facilita a retirada do conteúdo e evita desperdícios”, diz José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura. “Outra vantagem é que os pouches são entregues em bobinas, o que representa economia no transporte. Um rolo com mil embalagens ocupa o mesmo espaço no caminhão que 28 frascos vazios”, explica Pâmela Maiuolo, gerente de inovação e sustentabilidade da Natura. Isso permitiu, segundo a empresa, a redução de 60% das emissões de CO2.
Segundo a Natura, a iniciativa de utilizar stand-up pouches como embalagem principal nesse mercado é inédita no mundo. “Normalmente as embalagens flexíveis são utilizadas como refis, não como a embalagem principal”, diz Pâmela. O projeto das embalagens é das agências Tátil Design e Questto Nó Design.