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Novo mercado do design de embalagens

Novo mercado do design de embalagens:
as tendências e suas necessidades
Por Gustavo Chelles


Atualmente, a preocupação principal do design de embalagens é atender às exigências do cliente que agora possui um modo de vida modificado de acordo com a sociedade moderna. As demandas têm o objetivo de atender as tendências por produtos práticos, resistentes, capazes de suportar transporte e serem invioláveis, para não decepcionar o comprador online da atualidade.

De maneira geral, as embalagens precisam de um marcante apelo visual, que diferencie seu produto dos demais concorrentes, além de não causar impactos ambientais. Atualmente a questão da sustentabilidade vem sendo entendida como um dever das empresas e, as pessoas cada vez mais se conscientizam em dar preferência para produtos ecologicamente corretos, nesse caso saem na frente aquelas embalagens que podem ser recicladas ou utilizadas para outros fins após o término do uso, por exemplo.

Empresas como a Chelles & Hayashi Design (www.design.ind.br) trabalham especialmente com o desenvolvimento de embalagens de cosméticos, sendo o segmento de cremes antirrugas um mercado acirrado e com grandes fabricantes, o que torna necessário criar concepções que sejam reconhecidas pelo seu alto nível de tecnologia e valor agregado. Com o foco no público feminino, além de atender as expectativas do padrão estético, as criações se preocupam com fatores que podem fazer toda a diferença, como facilitar a rotina atarefada das consumidoras, não deixando de lado a praticidade, e o bom entendimento de utilização dos cremes.

Devido a grande procura das empresas por embalagens que vão além do design como commodity, os profissionais da área não podem ter em mente apenas a aparência do produto, o projeto das embalagens precisa estar em sinergia com fatores como racionalidade, economia, adequação, qualidade, performance e sustentabilidade. Um bom exemplo são itens que tenham refis, que tornam o tempo de utilização do recipiente maior e podem conseguir significativa redução de matéria-prima do que as embalagens convencionais. A embalagem pode transformar a experiência de compra de um artigo, encantando quem recebe, já que são elas que ampliam a percepção sensorial dos produtos e comunicam claramente a mensagem da empresa.

 

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