Compartilhe com sua comunidades

Preços do algodão e de energia preocupam

Preços do algodão e de energia preocupam

 

Passada a fase de reestruturação operacional com venda de ativos nos Estados Unidos, a Springs Global, subsidiária de artigos para cama, mesa e banho da Coteminas, tem caminho livre para melhorar seu resultado em 2013. Os preços do algodão e da energia, no entanto, preocupam Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas.

 

Em teleconferência com analistas e investidores ontem, ele disse que a alta do algodão poderá afetar a performance da Springs este ano, mas o fenômeno não é "nada parecido" com o que ocorreu em 2011, período em que o preço da commodity alcançou patamares recordes.

 

Segundo Silva, uma parte considerável dos estoques de algodão está nas mãos do governo chinês. O fato da commodity ser alvo de operações no mercado financeiro pode trazer volatilidade no curto prazo. "Pode ocorrer descolamento dos fundamentos do mundo físico", diz. A Springs precisará comprar algodão na metade do ano.

 

O maior preço da energia no mercado spot também acende um sinal de alerta na companhia. De modo geral, no entanto, Silva está otimista em relação ao potencial de expansão de margens da Springs este ano.

 

O resultado também deve melhorar devido ao "fim das operações descontinuadas" (resultado de ativos colocados à venda). Em 2012, o impacto negativo dessas operações no balanço foi de R$ 135 milhões. A empresa teve prejuízo líquido anual de R$ 143,2 milhões, perda 65% menor que a de 2011.

 

Segundo Silva, a Springs demandará baixo investimento para crescer a partir de agora pois a expansão no varejo, com as bandeiras M.Martan, Artex e Casas Moysés, se dará por meio de franquias.

 

O varejo representou cerca de 22% da receita total da Springs no Brasil no ano passado e a Springs tem feito esforços para converter clientes multimarcas em seus franqueados monomarcas. Hoje, são 232 lojas e há previsão de abertura de mais 40 até dezembro.

 

A receita da operação de varejo cresceu 23,9% em 2012, acima da expansão da receita líquida total da Springs, que avançou 19,5%, para R$ 1,68 bilhão.

 

Para Silva, o melhor desempenho da economia doméstica poderá impulsionar as vendas este ano. Ele calcula que as vendas no mercado interno – cerca 60% da receita total da Springs – crescerão no patamar de "dois dígitos".

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Descubra por que seu planejamento para 2026 pode já estar obsoleto e como integrar IA agêntica para inovar e se manter relevante....
As fronteiras entre verdade e ilusão se desfazem na era da inteligência artificial. Saiba como deepfakes e campanhas falsas estão moldando a percepção do real....
Descubra como ouvir diretamente o cliente transforma inovação, aumenta vendas e fortalece a fidelidade. Aprenda estratégias para não terceirizar a relação com seu cliente....
Branded Residences: o novo hype do mercado de luxo, onde cada casa é vitrine de estilo, tecnologia e serviços exclusivos...
Melhorar a experiência do cliente é mais do que atender bem, é repensar a estratégia, integrar times e usar tecnologia para gerar lealdade e lucro sustentável....
O novo desafio dos CMOs: usar a IA para escalar resultados sem perder o toque humano. Entenda como humanizar o marketing com inteligência artificial....