Setor de máquinas e equipamentos para embalagem projeta
Com projeções de crescimento de 2% na produção para 2012, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), as empresas se preparam para lançar novos produtos na terceira Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão.
A Semana representa três eventos: a Brasilpack, a Expográfica e a Flexo Latino América. Realizados simultaneamente, de 12 a 16 de março de 2012, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, as feiras criam um ambiente único, que atendem a indústria convertedora de embalagem, a indústria gráfica, chegando até o produto final.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), as exportações de produtos gráficos totalizaram US$ 175,50 milhões nos primeiros oito meses de 2011. E foi justamente o setor de Embalagens que mais contribuiu para esse faturamento, sendo responsável por 35,7% do total exportado de produtos gráficos.
Na comparação do resultado do 3º trimestre de 2011 em relação ao mesmo trimestre de 2010, a produção da indústria gráfica mostrou crescimento de 9,1%. No acumulado dos doze meses, contados de outubro de 2010 a setembro de 2011, a produção da indústria gráfica brasileira apresentou crescimento de 2,3% em relação aos doze meses que o antecederam. Este resultado supera o verificado para a indústria em geral, cuja atividade apresentou crescimento de 1,6%.
Já o mercado de flexografia no Brasil tem crescido anualmente entre 6% e 8%, nos últimos quatro anos, inclusive, durante a crise financeira internacional, foi mantido 6% – percentual que representa a média nos últimos dez anos. A Associação Brasileira Técnica de Flexografia (Abflexo), promotora da Feira Flexo Latino América, projeta crescimento de 30% de área e 25% de expositores na edição de 2012.
Entre as inovações que estão sendo preparadas para receber os visitantes destacam-se as embalagens de produtos eletrônicos com impressão flexográfica em até cinco cores com verniz; as embalagens- display, que vão direto da linha de produção para a gôndola, denominadas “shelf ready package”; as embalagens tipo bag-in-box para bebidas; e os displays para divulgação e promoção de novos produtos no ponto de venda.