Tecnologia teve impacto na estratégia de conectar comercialmente as marcas do grupo e é aplicada da recomendação de compras ao consumidor até a testagem de novos produtos
O Grupo Boticário iniciou a utilização de inteligência artificial (IA) em suas operações muito antes da popularização da IA generativa. Em 2019, o grupo lançou perfumes da linha Egeo desenvolvidos com o auxílio de IA.
De 2020 para 2021, a empresa implementou estratégias para aumentar a conexão entre suas 10 marcas, além de produtos internacionais licenciados. Nesse processo, a tecnologia, incluindo a inteligência artificial, se tornou uma das áreas prioritárias. De sete equipes naquela época, hoje o setor conta com mais de noventa equipes, sendo metade voltada para o desenvolvimento e a gestão de ferramentas de IA no grupo. Atualmente, com mais de 50 projetos de IA, o grupo integra essas tecnologias em toda a cadeia produtiva, desde o desenvolvimento de produtos até a logística de distribuição.
Em 2023, Matheus Garibalde assumiu o cargo de diretor de data e produtos de IA do Grupo Boticário, cargo ainda raro nas empresas brasileiras. Garibalde destacou que uma das responsabilidades de sua posição é garantir o retorno financeiro do portfólio de IA utilizado. Ele discute com outros diretores estratégias para melhor direcionar o uso de IA.
No final de 2023, o Grupo Boticário divulgou um aumento de 30,5% nas vendas em relação a 2022. A empresa atribuiu o faturamento de R$ 30,8 bilhões, em parte, às estratégias que envolvem o uso de IA para proporcionar experiências de compra personalizadas ao cliente.
IA presente da compra até a testagem de novos produtos
Há um ano, a companhia implementou um projeto de compartilhamento de informações entre as marcas e os canais de contato com os consumidores. Utilizando IA, o sistema faz recomendações de produtos de outras marcas do grupo com base nas compras anteriores dos clientes. Essa estratégia trouxe um aumento de três vezes nas recomendações de produtos.
No desenvolvimento de produtos, o Projeto Lyra simplifica o processo de testagem das formulações. Com IA, testes de variações como cor, viscosidade e pH são simulados, reduzindo o tempo de análise dos produtos pelos pesquisadores em 62%.
Entre outros processos com IA, estão a análise de novos produtos a serem explorados e a sugestão de quantidades de compra de estoque aos lojistas.
Parceria com o Google
O Grupo Boticário tem parceria com o Google para testar novas tecnologias, especialmente aquelas que envolvem IA. As IAs do grupo estão hospedadas nas tecnologias do Google, e a companhia utiliza o Google Workspace otimizado com IA. O motor do assistente generativo Gemini é empregado nas operações financeiras para detectar fraudes em tempo real com o Google Vertex.
Embora já tenha criado produtos com IA, o grupo está explorando a IA generativa com cautela, focando em ferramentas internas de produtividade. Garibalde afirmou que a IA generativa tem um grande potencial para lidar com dados não estruturados, comuns em P&D, mas que a tecnologia não deve ser priorizada em detrimento das necessidades claras e seguras do cliente.