Afeigraf comemora 8 anos
A Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) está completando oito anos de existência.
Depois de duas ExpoPrint, uma conferência Trends of Print, e muitas ações nas áreas socioculturais (com o apoio e patrocínio aos projetos Ler é 10 e Livroteca Brincante do Pina), ex-tarifários e parcerias com entidades importantes de representação de setores do segmento gráfico no Brasil e América Latina, a Afeigraf ratifica seu papel de representar as empresas fornecedoras de tecnologias para o segmento gráfico, e atuar para o crescimento da indústria gráfica diante dos novos desafios do mercado globalizado.
Nesses oito anos, a entidade passou por quatro gestões: 2004 a 2006 por Karl Klökler, 2006 a 2008 por José Carlos Barone, 2008 a 2010 por Dieter Brandt, e 2010 a 2012 novamente por Klökler, período em que projetos de grande valor foram colocados em prática: a realização da ExpoPrint Latin America 2006, 2010, e os preparativos para a ExpoPrint Latin America 2014, com organização e promoção da APS Feiras e Eventos; a Trends of Print Latin America 2008 e a nova edição que a acontece neste ano (também com o suporte da APS), a Trends of Print Latin America 2012, no Complexo WTC Expo, São Paulo, em parceria com a ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e sua 6ª Conferência Anual; o patrocínio da nova sede da Livroteca Brincante do Pina (PE, 2012); doação de novos livros, colaboração com a sede e estrutura do Projeto Ler é 10 – Leia Favela (RJ, 2011); participação, ao lado de outras instituições gráficas brasileiras, da “Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa”, na qual atuará em caráter permanente através de um Grupo de Trabalho; presença na Drupa 2008 e, também, presença confirmada na Drupa 2012, na qual divulgará seus eventos e a indústria gráfica brasileira no maior evento gráfico mundial; entre várias outras conquistas.
“Foram oito anos de muitas dificuldades, mas também de muitas conquistas. A Afeigraf fez muito, mas ainda há muito por fazer. O Brasil e sua indústria gráfica estão crescendo, e isso exige que os setores se organizem para otimizar sua participação e representatividade. A Afeigraf tem orgulho de fazer parte desse processo”, disse Karl Klökler, presidente da Afeigraf.