Compartilhe com sua comunidades

Prêmio Design MCB abre inscrições para o concurso do cartaz

Prêmio Design MCB abre inscrições para o concurso do cartaz

 

O 26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira inicia seu calendário e desafia participantes de todo o Brasil, profissionais ou não, a criarem sua principal peça de divulgação. As inscrições para o Concurso do cartaz estarão abertas entre 2 e 22 de maio, no site do MCB.

 

Os cartazes inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área. A peça eleita será impressa pelo MCB em tiragem especial e distribuída por todo o país. Seu autor receberá prêmio de R$3mil e terá, posteriormente, um contrato no valor de R$5mil, para a criação de outras peças gráficas da premiação, como convites, banners, camisetas, adesivos e anúncios.

 

Responsável por inspirar toda a identidade visual de cada edição, o cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como conceito, impacto visual e criatividade. Além do vencedor, o júri também poderá escolher cartazes finalistas, que farão parte da exposição 26º Prêmio Design, em exibição a partir de 22 de novembro no Museu da Casa Brasileira. Seus autores serão prestigiados com um curso exclusivo na Oficina Tipográfica São Paulo, a ser realizado em junho.

 

O MCB também realizará uma palestra com o designer gráfico e tipógrafo Claudio Rocha, coordenador da comissão julgadora desta edição. A aula aberta “Análise visual” ocorrerá no dia 23 de maio, às 19h30, e propõe um roteiro essencial para a criação e análise de peças gráficas, por meio da avaliação de seus elementos, independente do suporte utilizado. A entrada é gratuita e não há limite de participantes. A ação propõe uma reflexão sobre o design gráfico, que a cada ano tem sua importância reafirmada pelo MCB, por meio do Concurso do cartaz, cuja abrangência é crescente: em 2008 foram 454 inscritos; em 2009, 722; em 2010, 791 e, finalmente, em 2011, 855.

 

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira adotou o cartaz como peça central de sua comunicação a partir de 1989. Em 1995 passou a realizar sua escolha por meio do concurso que, além de registrar parte do momento vivido pelo design gráfico nacional, também sinaliza a importância e busca de espaço desta peça como meio de expressão no país.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Nos últimos 16 meses, as líderes do mercado de distribuição de combustíveis no Brasil, Vibra, Raízen e Ipiranga, perderam cerca de 3 pontos percentuais de market share para agentes informais,...
A fintech Neon acaba de confirmar um aporte de US$ 25 milhões (equivalente a R$ 135 milhões), liderado pelo IFC (Braço do Banco Mundial) e pela DEG (subsidiária do KfW...
A XP Inc. deu mais um passo estratégico para consolidar sua posição no mercado financeiro brasileiro: acaba de lançar sua consultoria de investimentos voltada ao público de alta renda, mirando...
A startup americana Aigen, criada por ex-Tesla, está redefinindo o futuro do agro com seu robô Element, que usa energia solar, câmeras e braços mecânicos para “capinar” ervas daninhas em...
Enquanto boa parte da indústria de fundos multimercado sofre com resgates bilionários e performance pressionada, a Genoa Capital cresce na contramão. Com uma carteira robusta de R$ 17 bilhões sob...
A mineradora Aura Minerals acaba de dar um passo decisivo para ampliar sua presença global no mercado de capitais. Na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, a empresa lançou oficialmente...