Compartilhe com sua comunidades

Produção de celulose e papel se mantém estável de janeiro a julho

Produção de celulose e papel se mantém estável no acumulado de janeiro a julho

 

A produção de celulose e papel, no acumulado de janeiro a julho, manteve-se estável. Comparada ao mesmo período de 2011, a celulose apresentou leve queda de 0,7%, totalizando 8 milhões de toneladas, enquanto a produção de papel teve aumento de 0,2%, totalizando 5,8 milhões de toneladas.

A receita de exportação do setor, de janeiro a julho, foi de US$ 3,9 bilhões contra US$ 4,1 bilhões no ano passado, ou seja, uma queda de 6%. Em volume, a celulose cresceu 2% e papel recuou 4,4%, também comparadas com 2011.

As vendas domésticas de papel tiveram elevação de 2,8% no acumulado de janeiro a julho, comparadas ao mesmo período de 2011. As importações do insumo, no entanto, registraram aumento de 19% em um mês, de junho para julho, com destaque para os papéis de imprimir e escrever, com alta de 26% no período.

A Bracelpa acompanha de perto a importação dos produtos do setor, principalmente aqueles nos quais incide a imunidade de impostos quando são destinados à produção de livros, jornais e revistas. Dados setoriais mostram que os papéis de imprimir e escrever e papelcartão têm sido alvo de ações ilegais. Depois de serem declarados como imunes de impostos, são utilizados em outras finalidades que não para fins editoriais, concorrendo com o papel tributado, o que prejudica a concorrência justa e leva à evasão fiscal. 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Empresas também têm gerações, e cada uma enfrenta desafios únicos de transformação. Entenda como a maturidade organizacional influencia a inovação e descubra o caminho certo para evoluir com estratégia e...
Uma pesquisa global revela que os executivos brasileiros estão entre os mais insatisfeitos do mundo. Entenda por que, mesmo com bons salários e benefícios, a infelicidade persiste e o que...
A inteligência artificial está transformando o setor de consultoria. Descubra como médias empresas brasileiras podem se preparar para essa revolução e usar a IA como aliada estratégica no crescimento....
A campanha Movida por Você mostra como a marca une propósito, inovação e empatia para mover o futuro da propaganda....
Bia Bottesi, líder de marketing da Meta, revela como autenticidade, empatia e propósito moldam a liderança com alma na era digital....
Entenda como os modelos mentais influenciam o design e a experiência do usuário. Descubra por que empatia e compreensão da lógica humana são essenciais para criar produtos intuitivos....