Compartilhe com sua comunidades

Para presidente ABIGRAF,Jornal da Tarde fez artitas gráficos

Para presidente da ABIGRAF, ‘JT’ contribuiu para a formação de gerações de artistas gráficos

 

      “Um marco do jornalismo brasileiro, o corajoso, inteligente e irreverente Jornal da Tarde imprimiu nesta quarta-feira, 31 de outubro, sua última edição”, acentuou Fabio Arruda Mortara, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), afirmando: “Com a derradeira edição chega ao fim um dos capítulos mais interessantes e produtivos da história da comunicação impressa brasileira. Uma história que mudou não apenas o modo de se pensar a pauta e produzir as reportagens, mas que imprimiu sutileza e criatividade na utilização dos recursos visuais, contribuindo para o desenvolvimento de gerações de jornalistas e de artistas gráficos brasileiros”.
 

         Para Mortara, o JT tinha em seu DNA a inovação e foi um jornal que conseguiu fugir do óbvio. “Uma das formas que encontrou para fazer isso foi utilizando a criatividade para entregar um produto que agregava valor também do ponto de vista gráfico. Conseguiu traduzir como ninguém a ideia de que uma imagem, ou, no caso, a conjunção de imagens, textos e recursos gráficos sobre uma folha impressa podem dizer mais do que apenas palavras. Não poderíamos deixar, também, de lembrar o protagonismo do JT na reação à censura imposta durante a ditadura militar. Foi justamente o seu espírito inovador que permitiu saídas tão criativas, como a publicação de receitas no lugar dos textos censurados ou a antológica capa toda em preto, em protesto contra a falta de liberdade de imprensa”.

 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...