Melhoramentos conquista licença ambiental da SEMAD Sul de Minas
A Melhoramentos Florestal acaba de receber uma licença ambiental importante, emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas – SEMAD-SM, onde atua com a fazenda Levantina, no município de Camanducaia. Após três anos de estudos, discussões e projetos, o Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, conhecido por integrar um dos órgãos ambientais mais exemplares e rigorosos do país, analisou e aprovou com unanimidade a licença para que a companhia continue atuando de maneira sustentável na região.
Esse reconhecimento vem em um momento conturbado, já que está sendo tratada em Brasília a reforma do Código Florestal Brasileiro, para isso foi necessário que estivesse adequada a diversas Leis Federais e Estaduais, além de outras deliberações. É a segunda certificação ambiental concedida à empresa em menos de dois anos. Em 2011 foi reconhecida internacionalmente com o selo verde do Forest Stewardship Council – FSC, que classificou como responsávelo manejo das florestas realizado pela Melhoramentos.
O processo para conquista do licenciamento foi complexo e durou cerca de três anos. Algumas barreiras foram superadas, como a demarcação do topo de morro, averbação de reserva legal, 59 outorgas de travessias de água, um projeto de Recomposição de Áreas de Preservação Permanentes e a comprovação de uso antrópico consolidado de imóveis em algumas dessas áreas. Além da regularização competente das instalações, os tanques de abastecimento de óleo diesel também foram licenciados. Para obter a licença para os próximos seis anos, foram realizados estudos de impacto ambiental e o respectivo relatório (EIA- Estudo de Impacto Ambiental e RIMA- Relatório de Impacto Ambiental), ambos avaliados pelo COPAM.
"É conseqüência de um amplo trabalho realizado pela Melhoramentos, já que os diversos setores da empresa estão envolvidos e precisam estar de acordo com as rígidas normas ambientais, desde a idealização até a execução dos projetos, proporcionando assim o reconhecimento das ações realizadas em parceria com a comunidade’’, ressalta David Figueiredo, supervisor de Meio Ambiente da Companhia.