Compartilhe com sua comunidades

Cai lucro de Renner e Riachuelo no trimestre

Cai lucro de Renner e Riachuelo no trimestre

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o lucro líquido do primeiro trimestre de duas das maiores redes varejistas brasileiras voltou a cair, praticamente pela metade. Contudo, a receita líquida das duas aumentou de janeiro a março, de acordo com os balanços das duas companhias divulgados na semana passada. O ganho líquido consolidado da companhia Renner foi de R$ 21,6 milhões no primeiro trimestre de 2013; e o do grupo Guararapes alcançou R$ 30,6 milhões.

 

Quando comparado ao lucro líquido do primeiro trimestre de 2012, o recuo da Renner foi de 39,5% sobre R$ 35,7 milhões e a queda é ainda mais acentuada, atingindo 54,6%, ao confrontar com os R$ 47,6 milhões registrados no primeiro trimestre de 2011. Na análise do mesmo período, os resultados da Riachuelo mostraram comportamento semelhante. Em relação aos R$ 50,6 milhões apurados no primeiro trimestre de 2012, a queda foi de 40,5%, e sobre os R$ 59 milhões de igual período de 2011, diminuiu 48,1%.

 

A Renner atribui os resultados aos efeitos de perdas provocadas pelo período de transição para um novo sistema de etiquetas de segurança, que demorou nove meses para ser implantado e que foi concluído no primeiro trimestre. Também inclui nesse recuo a liquidação agressiva de estoques antigos da rede Camicado. O faturamento da companhia fez o movimento contrário, e cresceu. O consolidado da companhia registrou receita líquida de R$ 833,8 milhões, aumento de 17,4% sobre igual período do ano passado, sendo que as lojas Renner sustentaram R$ 678,1 milhões. 

 

Da mesma forma, o grupo Guararapes apresentou no primeiro trimestre de 2013 receita líquida consolidada de R$ 744,8 milhões, com a rede de lojas Riachuelo contribuindo com R$ 565,6 milhões, aumento de 14,4% sobre os R$ 494,4 milhões do primeiro trimestre de 2012. O clima que começou a ter dias de frio a partir de março ajudou nas vendas da coleção de inverno, explica a empresa. A diretoria do grupo acompanha de perto a alta da inflação, pois, “o componente inflacionário da economia brasileira afeta o poder de compra do nosso consumidor típico – pessoas com renda mensal de R$ 1,5 mil”, afirmou o CFO do grupo, Tulio Queiroz, em conferência com investidores. 

 

Em 2012, a Renner encerrou o ano com 188 lojas. Até maio de 2013, foi inaugurada mais uma unidade em Porto Alegre (RS), elevando a rede para 189 pontos. A Blue Steel (que em junho assume a bandeira YouCom) manteve quatro lojas. Por sua vez, a Riachuelo tinha 169 lojas no ano passado. No primeiro trimestre, não promoveu inaugurações. Mas, entre abril e maio abriu sete unidades de 38 previstas para entrarem em operação em 2013.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A campanha do Burger King criada pela AlmapBBDO transformou a rivalidade entre Popó e Wanderlei Silva em um exemplo brilhante de publicidade com timing perfeito....
Trident e Bis investem em comunicação visual na Kings League, engajando mais de 4,8 milhões de jovens e aumentando ROI de campanhas integradas....
O Brasil amplia sua rede de parques tecnológicos: são 113 unidades em 2025, com mais de 2.700 empresas e R$ 5,3 bilhões em investimentos. Inovação, startups e pesquisa impulsionam o...
Investimento filantrópico de R$2,58 bi apoia IA ética e inclusiva, com foco em pesquisa, governança e inovação social....
O Google reconheceu a Embratur como referência em inovação pública pelo sistema Hermes, desenvolvido com o Serpro e o Ministério do Turismo, que integra dados, reduz custos e eleva a...
A IA visual está transformando a comunicação adaptativa, reduzindo redundância e economizando até 47% de largura de banda sem perda de desempenho. Descubra como essa tecnologia aumenta eficiência e acelera...