Compartilhe com sua comunidades

Cai lucro de Renner e Riachuelo no trimestre

Cai lucro de Renner e Riachuelo no trimestre

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o lucro líquido do primeiro trimestre de duas das maiores redes varejistas brasileiras voltou a cair, praticamente pela metade. Contudo, a receita líquida das duas aumentou de janeiro a março, de acordo com os balanços das duas companhias divulgados na semana passada. O ganho líquido consolidado da companhia Renner foi de R$ 21,6 milhões no primeiro trimestre de 2013; e o do grupo Guararapes alcançou R$ 30,6 milhões.

 

Quando comparado ao lucro líquido do primeiro trimestre de 2012, o recuo da Renner foi de 39,5% sobre R$ 35,7 milhões e a queda é ainda mais acentuada, atingindo 54,6%, ao confrontar com os R$ 47,6 milhões registrados no primeiro trimestre de 2011. Na análise do mesmo período, os resultados da Riachuelo mostraram comportamento semelhante. Em relação aos R$ 50,6 milhões apurados no primeiro trimestre de 2012, a queda foi de 40,5%, e sobre os R$ 59 milhões de igual período de 2011, diminuiu 48,1%.

 

A Renner atribui os resultados aos efeitos de perdas provocadas pelo período de transição para um novo sistema de etiquetas de segurança, que demorou nove meses para ser implantado e que foi concluído no primeiro trimestre. Também inclui nesse recuo a liquidação agressiva de estoques antigos da rede Camicado. O faturamento da companhia fez o movimento contrário, e cresceu. O consolidado da companhia registrou receita líquida de R$ 833,8 milhões, aumento de 17,4% sobre igual período do ano passado, sendo que as lojas Renner sustentaram R$ 678,1 milhões. 

 

Da mesma forma, o grupo Guararapes apresentou no primeiro trimestre de 2013 receita líquida consolidada de R$ 744,8 milhões, com a rede de lojas Riachuelo contribuindo com R$ 565,6 milhões, aumento de 14,4% sobre os R$ 494,4 milhões do primeiro trimestre de 2012. O clima que começou a ter dias de frio a partir de março ajudou nas vendas da coleção de inverno, explica a empresa. A diretoria do grupo acompanha de perto a alta da inflação, pois, “o componente inflacionário da economia brasileira afeta o poder de compra do nosso consumidor típico – pessoas com renda mensal de R$ 1,5 mil”, afirmou o CFO do grupo, Tulio Queiroz, em conferência com investidores. 

 

Em 2012, a Renner encerrou o ano com 188 lojas. Até maio de 2013, foi inaugurada mais uma unidade em Porto Alegre (RS), elevando a rede para 189 pontos. A Blue Steel (que em junho assume a bandeira YouCom) manteve quatro lojas. Por sua vez, a Riachuelo tinha 169 lojas no ano passado. No primeiro trimestre, não promoveu inaugurações. Mas, entre abril e maio abriu sete unidades de 38 previstas para entrarem em operação em 2013.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....