Compartilhe com sua comunidades

MANTRA PARA 2021: SER UMA EMPRESA RESILIENTE.

Se performance era o mantra para os planejamentos estratégicos até aqui, a palavra de 2021 é RESILIÊNCIA.⠀

Resiliência é a prioridade dos executivos hoje e à medida que o mundo dos negócios se torna cada vez mais incerto e volátil, as empresas que desenvolveram intencionalmente recursos para lidar com a ambiguidade e a imprevisibilidade – em uma palavra, resiliência – têm maior probabilidade de prosperar. Esses são os apontamentos colocados em artigo da BCG recentemente.⠀

Ser resiliente implica em atuar em 6 dimensões:⠀

01) Desenvolver uma operação ágil: ter uma cadeia digitalizada, automatizada com apoio de Inteligência Artificial.

02) Empoderar pessoas: trazer maneiras ágeis de trabalhar com apoio da tecnologia, forte conexão entre as pessoas e senso de propósito compartilhado.

03) Acelerar dados e digital: arquitetura baseada em APIs e micro serviços, com data base que habilita a inovação rápida.

04) Foco em cibersegurança: tema na pauta estratégica do CEO, cadeia operacional e plataformas com parceiros segura.

05) Fortalecer o financeiro: modelos de negócios leves, processos digitalizados para controle, auditoria e planejamento.

06) Proteger e potencializar o top line: jornada do consumidor integrada com recomendação personalizada.

Os planos devem envolver 3 perspectivas: como atuar na crise mantendo o negócio, como se recuperar e como construir simultaneamente o cenário futuro, preparando a empresa para uma nova realidade.⠀

“A metáfora é que durante 30 anos a gente procurou unicórnio, mas na pandemia chegamos na beira do deserto e concluímos que o unicórnio não vai passar o deserto porque precisa de água. Então, agora será preciso encontrar um camelo para atravessar o deserto sem beber água durante três dias”- Disse o professor de estratégia da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente Alves.⠀Como está seu plano para ser resiliente?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....