Compartilhe com sua comunidades

MANTRA PARA 2021: SER UMA EMPRESA RESILIENTE.

Se performance era o mantra para os planejamentos estratégicos até aqui, a palavra de 2021 é RESILIÊNCIA.⠀

Resiliência é a prioridade dos executivos hoje e à medida que o mundo dos negócios se torna cada vez mais incerto e volátil, as empresas que desenvolveram intencionalmente recursos para lidar com a ambiguidade e a imprevisibilidade – em uma palavra, resiliência – têm maior probabilidade de prosperar. Esses são os apontamentos colocados em artigo da BCG recentemente.⠀

Ser resiliente implica em atuar em 6 dimensões:⠀

01) Desenvolver uma operação ágil: ter uma cadeia digitalizada, automatizada com apoio de Inteligência Artificial.

02) Empoderar pessoas: trazer maneiras ágeis de trabalhar com apoio da tecnologia, forte conexão entre as pessoas e senso de propósito compartilhado.

03) Acelerar dados e digital: arquitetura baseada em APIs e micro serviços, com data base que habilita a inovação rápida.

04) Foco em cibersegurança: tema na pauta estratégica do CEO, cadeia operacional e plataformas com parceiros segura.

05) Fortalecer o financeiro: modelos de negócios leves, processos digitalizados para controle, auditoria e planejamento.

06) Proteger e potencializar o top line: jornada do consumidor integrada com recomendação personalizada.

Os planos devem envolver 3 perspectivas: como atuar na crise mantendo o negócio, como se recuperar e como construir simultaneamente o cenário futuro, preparando a empresa para uma nova realidade.⠀

“A metáfora é que durante 30 anos a gente procurou unicórnio, mas na pandemia chegamos na beira do deserto e concluímos que o unicórnio não vai passar o deserto porque precisa de água. Então, agora será preciso encontrar um camelo para atravessar o deserto sem beber água durante três dias”- Disse o professor de estratégia da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente Alves.⠀Como está seu plano para ser resiliente?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...